terça-feira, setembro 18, 2018

Bruce ao redor do mundo

Todos sabem da vitalidade de Bruce durante seus shows, ou melhor, maratonas musicais.

Após 40 anos na estrada, Bruce é sinônimo de concertos inesquecíveis e de uma entrega no palco que dificilmente é superada por outro músico.

Ele já esteve nos principais palcos do mundo e em todos os continentes. Suas turnês duram cerca de 8 meses cada.


As mais emblemáticas até hoje são as dos discos The River, Born in The U.S.A, Tunnel Of Love e The Rising. Cada uma com sua característica, sua época e seu momentos icônico.

A estreia fora dos Estados Unidos aconteceu no mitológico Hammersmith Odeon, em Londres, em novembro de 1975. Bruce declarou que sua estreia fora dos Estados Unidos foi importante, mas não escondeu também um certo desconforto. Ele só voltaria a tocar fora dos Estados Unidos na turnê do disco The River, em 1981, quando tocou em Hamburgo, na Alemanha, em abril.


Poster promocional do show em Londres, o primeiro de Bruce fora dos EUA, em 1975

Ao todo, incluindo os Estados Unidos, Bruce tocou em 34 países, sendo que em 10 deles se apresentou apenas uma vez. Desse shows únicos, seis fizeram parte da turnê Human Rights Now, que aconteceu entre 2 de setembro e 15 de outubro de 1988. São eles: Costa Rica, Índia, Costa do Marfim, Hungria, Grécia e Zimbábue.

No ranking dos países que receberam menos Bruce estão Polônia e República Checa, com dois shows em cada país. Brasil, Argentina e Nova Zelândia tiveram a oportunidade de vê-lo ao vivo apenas três vezes em quatro décadas de carreira. Nossos irmãos portugueses estão em vantagem, com quatro aparições, sendo que uma delas foi a participação especial no show dos Rolling Stones, durante a edição de 2014 do Rock in Rio Lisboa.


Bruce canta "Wrecking Ball" no Giants Stadium, em 30 de setembro de 2009

O top 10 dos países que mais viram Bruce ao vivo - com exceção dos Estados Unidos, é claro - é o seguinte: Inglaterra (103), Alemanha (62), Itália (54), Canadá (53), Espanha (51), França (45), Austrália (44), Suíça (37) e Irlanda (28).

Nos Estados Unidos, os locais onde Bruce mais tocou foram o Madison Square Garden, em Nova York, com 49 shows, o L.A. Memorial Sports Arena, Los Angeles. na Califórnia, com 35 shows, o Continental Airlines Arena, em East Rutherford, Nova Jersey, com 25 concertos.


Convention Hall, em Asbury Park, Nova Jersey, foi inaugurado em 1930

E, é claro, o Walter Kerr Theatre, na Broadway, em Nova York, onde Bruce ficará em cartaz até dezembro de 2018. A temporada no Kerr terá 237 shows. Outros destaques são o The Bottom Line, também na cidade de Nova York, com 18 apresentações e no Giants Stadium, em Nova Jersey, com 24 shows.

Também figuram como palcos fundamentais na carreira de Bruce, três locais que se tornaram pontos turísticos da cidade de Asbury Park, em Nova Jersey. Stone Poney, Convention Hall e o Paramount Theatre. Aqui se "respira" Bruce Springsteen. Para ter mais informações sobre os locais onde Bruce tocou durante toda a sua carreira, visite o site My Bosstime. Clique aqui e boa diversão.


Bruce toca "Land of Hope and Dreams" no Madison Square Garden, em Nova York, em 2000


Bruce toca "Streets of Fire" no Paramount Theatre, em 2009

Nenhum comentário: