segunda-feira, julho 08, 2019

Bruce imortalizado em fotos....muitas fotos

Como todos sabem, a fotografia imortaliza um momento, seja ele bom ou ruim, triste ou feliz, histórico ou irrelevante.

Não importa, fotografar é um arte que está ao alcance de todos, independentemente de ser profissional.

No mundo do entretenimento, muito antes da era da fotografia digital e da internet, a fotografia teve um papel importante e muito mais relevante do que nos dias atuais.

Hoje, qualquer pessoa com um celular pode fotografar tudo o que está a sua volta e logo em seguida postar no Instagram, Facebook, Twitter ou enviar para centenas de pessoas do seu (s) grupo (s) de WhatsApp.

No mundo do rock, a fotografia também tem um forte impacto. Qual teria sido a reação do público se capas icônicas como Nevermind (Nirvana), Sgt Pepper’s Lonely Hearts Club Band (The Beatles), War (U2), Strange Days (The Doors), London Calling (The Clash), Abbey Road (The Beatles) II (Queen) e Born in the U.S.A. (Bruce Springsteen) não tivessem sido criadas e idealizadas por talentosos fotógrafos?

Isso sem falar, é claro, de capas que não utilizaram fotos, mas investiram em conceitos gráficos como The Dark Side of the Moon (Pink Floyd), In the Court of the Crimson King (King Crimson), Brain Salad Surgery (Emerson, Lake & Palmer), Sticky Fingers (Rolling Stones) Powerslave (Iron Maiden), Disraeli Gears (Cream), Relayer (Yes), The Velvet Underground & Nico (The Velvet Underground & Nico), Houses of the Holy (Led Zeppelin).

Além das capas de discos, milhares de fotos imortalizaram os maiores astros do rock nas últimas sete décadas. No universo do rock, fotógrafos de diferentes nacionalidades e estilos colocaram seus talentos a serviço da música e da história do rock and roll. Entre os fotógrafos mais importantes estão Bob Gruen, Brad Elterman, Danny Clinch, Anton Corbijn, Ross Halfin, Carl Dunn, Mick Hutson, Annie Leibovitz, Gijsbert Hanekroot, Mark Seliger, Lynn Goldsmith, Henry Diltz, Baron Wolman, Jim Marshall, Jerry Hopkins, Gered Mankowitz, Terry O’Neill, Ed Caraeff e John Swannell.


Foto tirada por Frank Stefanko, em 1978, na casa do fotógrafo


Assim como outros astros do rock, Bruce tem sido fotografado desde o início de sua carreira, na região de Jersey, nos Estados Unidos, onde havia uma efervescência musical no início da década de 1970. Com o passar dos anos, Bruce teve o privilégio de ser fotografado por grandes nomes da fotografia, entre eles, David Michael Kennedy, Lynn Goldsmith, Eric Meola, Annie Leibovitz, Frank Stefanko, Danny Clinch, Barbara Pyle, Neal Preston e Jim Marchese.

Para quem não se contenta em apenas ouvir Bruce Springsteen ou ler sobre sua trajetória, é possível encontrar várias publicações e sites com fotos do cantor. O veterano fotógrafo Frank Stefanko tem registrado os passos do cantor desde a década de 1970, época em que foi apresentado a Springsteen pela cantora Patti Smith.

Stefanko é responsável pelas capas dos discos Darkness On The Edge Of Town e The River, e também a foto usada na capa da autobiografia de Bruce chamada Born to Run. Em 2017, o fotógrafo lançou o livro Further Up The Road, com centenas de fotos do cantor entre os anos de 1978 e 2017. Abaixo você confere um vídeo mostrando detalhes de uma edição especial deste livro e clicando aqui você vê algumas fotos do livro. Em 2011, Stefanko já havia lançado um livro similar chamado Days of Hope and Dreams: An Intimate Portrait of Bruce Springsteen.


Outro fotógrafo que tem Bruce marcado em sua carreira é Eric Meola, responsável pela icônica foto da capa de Born to Run (1975), e pela foto da capa do disco duplo The Promise, que foi lançado em 2010 e traz músicas gravadas entre 1977 e 1978, durante as gravações do disco Darkness on the Edge of Town, e que nunca tinham sido lançadas pelo cantor.

O fotógrafo tem dois livros lançados com fotos do cantor. O primeiro foi Streets of Fire, como fotos tiradas em 1977 durante uma viagem de carro do fotógrafo e Bruce pela região de Great Salt Lake, em Utah. O segundo livro é totalmente dedicado à sessão de fotos da capa de Born to Run. O nome é Born to Run: The Unseen Photos, com 88 páginas de fotos em preto e branco.


Foto de Eric Meola feita em 1977. O fotógrafo também fez a capa de Born to Run


Quem também tem um ótimo acervo sobre Bruce é o fotógrafo Danny Clinch. Ele tem registros importante da carreira do cantor durante o período de 2001 e 2009. Ele é responsável pelas capas dos discos The Rising, The Seeger Sessions, Working on a Dream e Wrecking Ball. Clicando aqui, você pode ver alguns fotos tiradas por Clinch em seu site oficial.

A fotógrafa Lynn Goldsmith tem uma história mais íntima com o cantor. No fim da década de 1970, Lynn e Bruce foram namorados. Premiada fotógrafa de publicações como Life, Newsweek, Time, and Rolling Stone, Lynn tem um livro publicado com registros do cantor. Springsteen Access All Areas traz fotos tiradas durante a turnê do disco Darkness On The Edge Of Town, em 1978. Clicando aqui, você pode ver alguns fotos deste livro no site oficial da fotógrafa.


Pamela Springsteen e Frank Stefanko durante uma mostra na galeria Morrison, em NY


Outros dois fotógrafos também merecem ser destacados: David Gahr e Barbara Pyle. Falecido em 2008, aos 87 anos, Gahr é responsável pela capa do segundo disco do cantor The Wild, the Innocent and the E Street Shuffle (1973). O fotógrafo é um dos mais cultuados entre os fãs do cantor.

No livro On Tour, Gahr acompanha Bruce ao longo de quatro décadas, com fotos tiradas em estúdio, em shows e durante as turnês, entre elas a do disco Born in the U.S.A.. Outro livro de Gahr que vale a pena conhecer é Bruce Springsteen: From Asbury Park, to Born To Run, to Born In The USA, que mostra fotos do cantor no casa de shows Bottom Line, em Nova York, no Giants Stadium, em East Rutherford, Red Bank e Long Branch, em Nova Jersey.


David Gahr é fotografado ao lado de Bruce, em 1979


Barbara guardou por quatro décadas um acervo de fotos do cantor da época do disco Born to Run. Chamado Bruce Springsteen and the E Street Band 1975, o livro mostra Bruce e sua banda durante o processo de gravação do disco que se tornaria um marco na história do rock. A fotógrafa foi a única a registrar Bruce no estúdio. Além dessas fotos, o livro mostra Bruce durante shows e em situações comuns como visitando uma loja de roupas ou jogando sinuca. Clicando aqui, você pode ver alguns fotos deste livro.

Outro registro histórico é o livro Bruce Sringsteen - Rock and Roll Future, do fotógrafo Barry Schneier. As fotos foram tiradas em maio de 1974, durante um show do cantor no Harvard Square Theatre, em Massachusetts (EUA). Na plateia, além de Schneier, estava o então critico musical da Rolling Stone e do The Real Paper, o jornalista Jon Landau. Após assistir este show, Landau escreveu um artigo no qual escreveu a famosa citação: "Eu vi o futuro do rock and roll e seu nome é Bruce Springsteen". Na ocasião, a The E Street Band era composta por Garry Tallent, Clarence Clemons, Ernest “Boom” Carter e David Sancious.


Livro de Barry Schneir mostra show histórico visto pelo crítico Jon Landau, em maio de 1974


Por fim, duas menções honrosas que não podem ser esquecidas: Neal Preston e Annie Leibovitz. Preston é um dos mais renomados fotógrafos de rock de todos os tempos. Fez dezenas de capas da revista Rolling Stone e é responsável pela foto da capa da caixa de cinco LPS de Springsteen chamada Live/1975-85.

Annie tem uma história parecida com Preston. Além de fotos históricas para as revistas Vanity Fair e Rolling Stone, entre elas a última de John Lennon, ela é responsável pelas capas dos discos Born in the U.S.A. e Tunnel Of Love. A irmã de Bruce, Pamela Springsteen, também clicou o irmão em várias oportunidades. As fotos do encarte do disco The Ghost of Tom Joad (1995), tiradas no deserto de Mojave, são de autoria de Pamela. Já a capa do disco Nebraska (1982) é do fotógrafo David Michael Kennedy.


Foto do encarte do disco Wrecking Ball tirada pelo fotógrafo Danny Clinch


Há espalhado pela internet centenas de galerias de fotos do cantor. Abaixo você encontrará algumas das mais interessantes galerias que encontramos. basta clicar na palavra AQUI para visitá-las. Bom divertimento. aqui aqui aqui aqui aqui aqui aqui



Foto de Annie Leibovitz durante sessão de fotos para a capa de Born in the U.S.A.




Capa da revista Rolling Stone, de 1988, tirada pelo fotógrafo Neil Preston




Foto de Barbara Pyle tiranda durante gravações do disco Born to Run




Fotógrafa Lynn Goldsmith aparece no fundo da foto durante registro feito em 1978

Nenhum comentário: