quarta-feira, agosto 07, 2019

Tracks

Além de ser um músico perfeccionista, Bruce Springsteen também é um compositor compulsivo. Sempre que vai gravar um novo disco, ele tem em mãos material para gravar quatro álbuns. Apesar de já ter declarado que passa de tempos em tempos por um período de total "falta de criatividade", é sabido que Bruce é um dos compositores mais talentosos e produtivos de sua geração.

Isso fica claro no número de músicas não oficiais do cantor que podemos encontrar na internet. Além disso, Bruce também lançou no decorrer da carreira discos oficiais com músicas que sobraram das gravações de seus álbuns. Entre esses lançamentos está a caixa de quatro CDs Tracks, lançada em novembro de 1998, com 66 músicas "inéditas".

Para o fã de carteira, a caixa não trazia apenas músicas inéditas, já que muitas delas circulavam por aí em discos não oficiais, em shows do cantor ou como lado b de singles oficialmente lançados por Springsteen, como é o caso de "Be True (1979)", "Pink Cadillac (1983)" e "Janey Don’t You Lose Heart (1983)". Mas a caixa foi apresentada para os fãs quase como um tesouro arqueológico, com dezenas de canções nunca antes lançadas pelo cantor, abrangendo gravações entre 1972 e 1995.


Capa da caixa Tracks, com 66 gravações inéditas do cantor


O fato é que a caixa traz belas canções e temas que fica difícil acreditar que foram descartados dos discos oficiais. Mas um dos motivos para esse descarte em massa, além da produção compulsiva do cantor, é a era do vinil. Quem tem menos de 30 anos pode não lembrar, mas os discos de vinil tinham uma limitação de tamanho.

Dificilmente conseguia-se colocar mais de 10 músicas em dois lados de um vinil. Isso obrigava os artistas da diminuírem o número de músicas ou o tamanho das músicas. A decisão de lançar um disco duplo tinha que ser muito bem pensada e, na maioria das vezes, por uma questão comercial, normalmente era descartada.

Diante disso, Bruce acabou com um acervo enorme de canções que foram gravadas durante as sessões de gravações de seus discos, mas que ficaram hibernando por décadas. O grande valor da caixa Tracks é exatamente tirar essas canções do anonimato. Segundo o comunicado na época do lançamento, Bruce e o engenheiro de som Toby Scott começaram a selecionar as músicas para a caixa dentro de um universo de 350 canções.

Entre as preciosidades encontradas aqui estão quatro canções tocadas por Bruce para o produtor da Columbia Records John Hammond (foto ao lado). "Mary Queen of Arkansas", "It’s Hard to Be a Saint in the City", "Growin’ Up" e "Does This Bus Stop at 82nd Street?" foram interpretadas apenas com voz e violão no dia 3 de maio de 1972, no estúdios da CBS, na cidade de New York.

O teste diante do homem que descobriu Bob Dylan e Billie Holiday foi conseguido pelo então mentor de Springsteen, o produtor Mike Appel.

Essas gravações são a prova viva do nascimento de Bruce como um cantor profissional. Um ano depois, essas quatro músicas fizeram parte do primeiro disco de Springsteen lançado pela CBS: Greetings from Asbury Park, N.J..

Todas as fases da carreira da cantor estão contemplas aqui. Você encontra temas como "Thundercrack (1973)", "Give the Girl a Kiss (1977)", "I Wanna Be With You (1979)", "Restless Nights (1980), "My Love Will Not Let You Down", "Cynthia (1983)", "Rockaway the Days (1984)", "Luckyman (1987)", "Seven Angels (1990)", "Goin’ Cali (1991) e "Back in Your Arms (1995)".

Algumas dessas, até hoje, 20 anos depois de se tornarem oficiais, se tornaram temas queridos pelos fãs, como "My Love Will Not Let You Down", que Bruce tocava na início dos shows da turnê Reunion, em 2000, e "Thundercrack", uma das canções mais interessantes do início da carreira de Bruce.


Parte interna da caixa com 4 CDs


Um ano após a caixa ser lançada, um disco simples chamado 18 Tracks (foto abaixo), com um resumo das 66 canções chegou ao mercado, A novidade, além de ser uma coletânea da coletânea, eram três canções inéditas que "não couberam" na caixa de 4 CDs. São elas: "Trouble River", "The Fever" e "The Promise", essa última regravada em 1999, exclusivamente para esse CD.

Vale lembrar que em 2010, quando o cantor lançou a caixa comemorativa do disco Darkness on the Edge of Town, o CD The Promise, que faz parte da caixa, mas que também foi vendido separadamente, trazia 21 canções inéditas, todas sobra de estúdio da época do disco Darkness.

O mesmo aconteceu com a caixa The Ties That Bind (2015), que trazia restos de estúdio das gravações do disco The River.

Agora, diante dos 35 anos do lançamento de Born in the U.S.A. (1984), em 2019, fala-se de uma nova caixa comemorativa com dezenas de músicas "abandonadas" por Bruce durante as gravações deste disco. Por enquanto é apenas especulação, mas diante do número de canções ainda guardadas no cofre do cantor, não é muito difícil de acreditar que mais tesouros ainda estão por vir.

Para saber todos os detalhes sobre Tracks, clique aqui e acesse o especial produzido pela revista Backstreets sobre a caixa. Os editores Erik Flannigan e Christopher Phillips comentam faixa a faixa e ainda incluem observações do próprio Springsteen retiradas de um entrevista da cantor na revista britânica Mojo. O texto está em inglês e foi originalmente lançado com a edição 61 da revista, em 1998.

AS 66 MÚSICAS

Mary Queen of Arkansas
It's Hard to Be a Saint in the City
Growin' Up
Does This Bus Stop at 82nd Street?
Bishop Danced
Santa Ana
Seaside Bar Song
Zero and Blind Terry
Linda Let Me Be the One
Thundercrack
Rendezvous
Give the Girl a Kiss
Iceman
Bring on the Night
So Young and in Love
Hearts of Stone
Don't Look Back
Restless Nights
A Good Man Is Hard to Find (Pittsburgh)
Roulette
Dollhouse
Where the Bands Are
Loose Ends
Living on the Edge of the World
Wages of Sin
Take 'Em As They Come
Be True
Ricky Wants a Man of Her Own
I Wanna Be with You
Mary Lou
Stolen Car
Born in the U.S.A
Johnny Bye-Bye
Shut Out the Light
Cynthia
My Love Will Not Let You Down
This Hard Land
Frankie
TV Movie
Stand on It
Lion's Den
Car Wash
Rockaway the Days
Brothers Under the Bridges ('83)
Man at the Top
Pink Cadillac
Two for the Road
Janey Don't You Lose Heart
When You Need Me
The Wish
The Honeymooners
Lucky Man
Leavin' Train
Seven Angels
Gave It a Name
Sad Eyes
My Lover Man
Over the Rise
When the Lights Go Out
Loose Change
Trouble in Paradise
Happy
Part Man, Part Monkey
Goin' Cali
Back in Your Arms
Brothers Under the Bridge





































Nenhum comentário: