segunda-feira, maio 27, 2019

Bruce no topo do Grammy

A carreira vitoriosa de Bruce tem grandes momentos. É indiscutível sua relevância na música mundial e, em especial, no mercado fonográfico dos Estados Unidos. No decorrer de quase cinco décadas, ele conquistou todas as honrarias que um músico pode alcançar.

Entre os prêmios, além de um Oscar e dois Globo de Ouro, Springsteen é um dos artistas mais premiados no Grammy, que é a premiação mais importante do mercado da música.

Desde o seu primeiro prêmio, em 1984, Bruce conquistou até 2019 o impressionante número de 20 prêmios. Isso sem contar nas 50 indicações que ele recebeu em 61 anos de premiação dos famosos gramofones dourados. Curiosamente, Bruce não ganhou os dois principais prêmios do Grammy: gravação do ano e álbum do ano.

Em toda a história do Grammy, apenas 13 artistas venceram mais Grammy que o cantor. São ele: Georg Solti (31), Quincy Jones (28), Alison Krauss (27), Pierre Boulez (26), Vladimir Horowitz (25), Stevie Wonder (25), John Williams (24), Beyonce (22), U2 (22), Chick Corea (22), Kanye West (21), Vince Gill (21), Jay-Z (21), Henry Mancini (20), Pat Metheny (20) e Al Schmitt (20).

A primeira indicação aconteceu em 1980, na 23ª edição, com o medley "Devil With The Blue Dress/Good Golly Miss Molly/Jenny Take A Ride", na categoria melhor performance de rock. A música faz parte do disco No Nukes, disco duplo que traz parte dos shows que aconteceram entre os dias 19 e 23 de setembro, no Madison Square Garden, em Nova York, em 1979, com a participação de Bruce, James Taylor, Carly Simon, Jackson Browne, entre outros. No ano seguinte, uma nova indicação, desta vez para o disco The River. Nas edições 25 e 26, Bruce não foi indicado. Na ocasião, Bruce tinha lançado o disco Nebraska.

O primeiro Grammy veio em 1984, durante a 27ª cerimônia. Bruce venceu na categoria melhor performance de rock, com a música "Dancing In The Dark". No mesmo ano, ele também foi indicado nas categorias gravação do ano (Dancing in the Dark) e disco do ano (Born in the U.S.A). O disco do ano vitorioso foi Can't Slow Down, de Lionel Richie.


"Dancing in the Dark" dá o primeiro Grammy da carreira do cantor


No ano seguinte, em 1985, mais duas indicações. A música "Born in the U.S.A." concorreu na categoria gravação do ano e o o álbum We Are The World-USA For Africa como disco do ano. Em 1987, na 30ª edição, Bruce ficou com o Grammy de melhor performance de rock pela música "Tunnel of Love".

Além do prêmio, ele foi indicado nas categorias melhor performance pop (Brilliant Disguise) e melhor performance de rock instrumental (Paradise By The "C"). Depois de um hiato na carreira, Bruce voltou em 1992 e logo foi indicado nas categorias melhor disco de rock vocal (Human Touch) e melhor canção de rock (Human Touch).

O grande triunfo aconteceria em na 37ª edição, em 1994, com cinco indicações e quatro premiações, todas elas pela música "Streets Of Philadelphia", música composta para o filme Filadélfia, estrelado por Tom Hanks e Denzel Washington. A música ficou com os seguintes prêmios: música do ano, melhor vocal masculino de rock, melhor música de rock, melhor canção para uma trilha sonora.

A outra indicação foi para gravação do ano. Na ocasião, a música "All I Wanna Do", da cantora Sheryl Crow ficou com o prêmio. Foi também nesta edição do Grammy que Bruce tocou pela primeira vez sozinho na cerimônia. A música escolhida, é claro, foi "Streets of Philadelphia". Em 1993, Bruce subiu ao palco ao lado de Bonnie Raitt, B.B. King, Steve Winwood, Vernon Reid, entre outros, para fazer um tributo ao cantor Curtis Mayfield.


"Streets of Philadelphia" leva quatro prêmios Grammy


Em 1996, o disco The Ghost Of Tom Joad ficou com o Grammy de melhor disco de folk contemporâneo. No mesmo ano, a música "Dead Man Walkin" foi indicado na categoria melhor performance masculina de rock, A música faz parte da trilha sonora do filme Os Últimos Passos de um Homem, estrelado por Sean Penn e Susan Sarandon. No ano seguinte, uma gravação ao vivo de "Thunder Road" foi indicado na categoria melhor performance masculina de rock.

Em 1999, foi a vez da música "The Promise", do disco 18 Tracks concorrer em duas categorias: melhor performance masculina de rock e melhor canção de rock. Em 2002, seis anos após seu último Grammy, Bruce volta conquistar o Grammy, mas desta vez levou três prêmios na mesma noite, todos pelo disco The Rising. Ele venceu nas categorias melhor performance de rock masculina, melhor música de rock e melhor disco de rock.


"The Promise" foi originalmente gravada em 1977, mas lançada apenas em 1999


O álbum concorreu também nas categorias disco de ano e música do ano. Quem ficou com o prêmio de disco do ano foi a cantora Norah Jones, com Come Away with Me, que também levou o prêmio de música do ano com "Don't Know Why". Na cerimônia, Bruce se juntou a Little Steve, Dave Grohl e Elvis Costello para homenagear o guitarrista da banda The Clash, Joe Strummer, que morreu em dezembro de 2002, aos 50 anos de idade. A música escolhida foi "London Calling", um dos maiores clássicos do grupo britânico.


Little Steve, Dave Grohl, Bruce Springsteen e Elvis Costello tocam no Grammy 2003


No ano seguinte, Bruce recebe o Grammy por sua participação no disco do cantor Warren Zevon. A canção "Disorder In The House" fica com o prêmio de melhor performance de rock vocal em dueto ou grupo. Em 2004, volta a vencer com a música "Code Of Silence", na categoria melhor performance de rock vocal solo. A música foi lançada na coletânea tripla The Essential.

Na 48ª edição, em 2005, foi a vez do disco Devils & Dust ser reconhecido pelo Grammy. Com cinco indicações, o álbum ficou apenas com o prêmio de melhor performance solo de rock vocal. A música concorreu também como canção do ano, melhor música de rock, melhor álbum contemporâneo de folk e melhor vídeo de longa duração.

O álbum We Shall Overcome - The Seeger Sessions levou o Grammy de melhor disco tradicional de folk. No mesmo ano, em 2006, o documentário Wings For Wheels: The Making Of Born To Run ficou com o prêmio de melhor vídeo de longa duração. O DVD fez parte da caixa que comemorou os 30 anos do disco Born to Run. Bruce volta a tocar na cerimônia. Desta vez, ao lado de do guitarrista The Edge (U2) e do cantor Elvis Costello. Os três cantaram juntos em homenagem a Nova Orleans, cidade americana atingida por furacão e inundação em 2005.


The Edge, Springsteen e Elvis Costello tocam no Grammy 2006


Na emblemática edição de número 50, em 2007, Bruce não saiu de mãos vazias. A música Radio Nowhere levou os prêmios de melhor música de rock e melhor performance vocal solo de rock. O disco Magic concorreu na categoria melhor disco de rock.

No mesmo ano, Bruce surpreende ao vencer na categoria melhor gravação de rock instrumental pelo tema "Once Upon A Time In The West", que foi lançada no disco We All Love Ennio Morricone, um tributo ao compositor italiano famoso por trilhas sonoras de filmes. Em 2008, a música "Girls In Their Summer Clothes", do disco Magic fico com o Grammy de melhor canção de rock. "Girls" ainda foi indicada na categoria melhor performance solo de rock vocal.

O premiação de 2009 marca o fim de oito anos consecutivos conquistando o Grammy. Desta vez foi "Working On A Dream", do disco homônimo, quem ficou com o prêmio de melhor performance solo de rock. No mesmo ano, Bruce recebeu outras três indicações: melhor música de rock por "Working On A Dream", melhor música de trilha sonora para "The Wrestler", do filme O Lutador, e melhor colaboração pop com voz pela música "Sea Of Heartbreak", lançada no disco The List, da cantora Rosanne Cash.


Springsteen, Walsh, Grohl e McCartney tocam durante a cerimônia em 2012


Em 2012, o disco Wrecking Ball conseguiu três indicação: melhor disco de rock, melhor canção de rock e melhor performance de rock, essas duas últimas pela canção "We Take Care Of Our Own". Cinco anos depois, na 60ª edição, em 2017, Bruce concorre pela primeira vez na categoria melhor álbum falado pela narração de sua autobiografia Born to Run. Neste ano, Bruce tocou ao lado de Paul McCarteny, Joe Walsh (Eagles) e Dave Grohl (Foo Fighters) um medley do disco Abbey Road dos Beatles.

Em 2020, Bruce poderá estar no páreo novamente. Depois de sete anos sem lançar um disco de inéditas, o álbum Western Stars, que será lançado em 14 de junho, estará apto a concorrer na 62ª edição que acontecerá em 21 de janeiro de 2020. Os indicado são tradicionalmente anunciados no início de dezembro. Agora, é ficar na torcida.

Veja abaixo os últimos 10 vencedores na categoria gravação do ano:

2019 - Childish Gambino - This Is America
2018 - Bruno Mars - 24K Magic
2017 - Adele - Hello
2016 - Mark Ronson & Bruno Mars - Uptown Funk
2015 - Sam Smith - Stay With Me
2014 - Daft Punk, Pharrell Williams & Nile Rodgers - Get Lucky
2013 - Gotye & Kimbra - Somebody That I Used to Know
2012 - Adele - Rolling in the Deep
2011 - Lady Antebellum - Need You Now
2010 - Kings of Leon - Use Somebody

Veja abaixo os últimos 10 vencedores na categoria álbum do ano:

2019 - Kacey Musgraves - Golden Hour
2018 - Bruno Mars - 24K Magic
2017 - Adele - 25
2016 - Taylor Swift - 1989
2015 - Beck - Morning Phase
2014 - Daft Punk - Random Access Memories
2013 - Mumford & Sons - Babel
2012 - Adele - 21
2011 - Arcade Fire - The Suburbs
2010 - Taylor Swift - Fearless

Nenhum comentário: