quinta-feira, maio 02, 2019

A longa estrada de Nils Lofgren

O nome de Nils Lofgren está diretamente ligado a Bruce Springsteen e Neil Young. Foi sua habilidade na guitarra que fez Young contratá-lo quando tinha 17 anos.

Segundo o próprio Lofgren, ele foi até os bastidores de um show de Young, em 1968, para pedir conselhos ao então jovem Neil Young. A empatia foi imediata e assim o guitarrista iniciou sua carreira de músico profissional, simplesmente ao lado de Neil Young.

A parceria com Young (foto abaixo) durou praticamente toda a década de 1970. Na mesma época, também liderou o grupo Grin, ao lado do irmão Tommy. Infelizmente, a empreitada não vingou e o grupo terminou.

Paralelamente ao trabalho com Young, Lofgren lançou vários discos solos. Todos muito elogiados pela crítica, mas com vendas muito abaixo do que as gravadoras esperam.


Com a saída de Steven Van Zandt da The E Street Band, em 1984, Nils acabou recrutado por Bruce para participar da turnê do disco Born In The U.S.A..

Por mais de um ano, a turnê passou por dezenas de países, incluindo Japão, Austrália e Europa e tornou Bruce o artista mais popular do planeta.

Desde então, Nils se tornou referência no palco de Bruce. Mas a primeira vez que entrou em estúdio com Springsteen foi para gravar algumas músicas para a coletânea Greatest Hits, em 1995. Na época, Bruce não tocava com a The E Street Band desde o fim da turnê Tunnel Of Love, em 1988.

Em 1989, ao lado do saxofonista Clarence Clemons, Nils foi convidado para fazer parte do All Stars Band, banda criada pelo baterista Ringo Starr, dos Beatles.

Ao lado de nomes como os pianistas Dr. John, Billy Preston e o guitarrista Joe Walsh (Eagles), Nils excursionou ao lado de Ringo tocando clássicos do rock.

Há no mercado um DVD gravado no Greek Theater, em Los Angeles (EUA), em 1989, com Nils ao lado de Ringo e todas essas feras.

Agora, 35 anos depois, Nils continua na estrada ao lado de Bruce (uma nova turnê não deve acontecer antes de 2021) e divulgando seu último disco solo, chamado Blue For Lou (foto ao lado), lançado em abril de 2019. O disco traz canções compostas pelo guitarrista em parceria com o cantor Lou Reed, morto em outubro de 2013.


Nils, Clarence Clemons e Bruce durante a turnê do disco Born In The U.S.A.


Abaixo você vê alguns vídeos de dois DVDs oficiais lançados pelo guitarrista. Em Cry Tough, você encontrará gravações feitas no programa de TV alemão Rockpalast TV, onde Nils participou em duas oportunidades (1976 e 1979). O DVD ainda traz um show na integra gravado em 1991. No outro DVD, chamado Live At The Town & Country Club London, de 2012, o baterista escalado por Nils é Max Weinberg, da The E Street Band.

Além de vídeos desses DVDs, você encontra a versão de Nils da música "Like a Hurricane", composta por Neil Young. Essa versão está no disco acústico The Loner: Nils Sings Neil, lançado por Nils, totalmente dedicado ao repertório de Neil Young.



























Nenhum comentário: