quarta-feira, maio 08, 2019

Growin' Up

O primeiro disco de Bruce Springsteen - Greetings from Asbury Park N.J - foi lançado em janeiro de 1973. Bruce tinha apenas 23 anos e a maioria das canções foram compostas cem 1971, com o cantor ainda mais jovem.

Antes de estrear na indústria fonográfica, Bruce tinha tocado em bandas como Castiles, Earth, Child, Steel Mill e Dr. Zoom and The Sonic Boom. Apesar de jovem, ele já era conhecido na região de Jersey, em especial em Asbury Park, e tinha construído uma ótima reputação entre os músicos locais.

A inquietação do jovem Bruce pode ser encontrada em seu disco de estreia nas canções "It's Hard to Be a Saint in the City", "Spirit in the Night", "Lost In The Flood" e "Growin' Up".

Ao longo das décadas, "Growin' Up" se tornou uma canção fundamental nos concertos de Bruce. Durante a música, após a primeira parte, ele sempre conta alguma passagem de sua vida, em especial seus conflitos com o pai e outras aventuras que o moldaram a ser o que ele é até o exato momento em que conta a história.

A música fala da inquietação de um narrador que procura seu lugar na Terra. Aos 20 poucos anos, Bruce falava de si próprio na canção.

Dizia com todas as letras que "Eu passei sozinho por uma zona de precipitação e sai com a minha alma intocada (I strolled all alone through a fallout zone and came out with my soul untouched).

Ele continua sua jornada ao cantar "Eu me escondi na ira encoberta da multidão, mas quando eles disseram "Sente-se" eu levantei" (I hid in the clouded wrath of the crowd but when they said “Sit down” I stood up).

No final da canção, Bruce leva seu personagem para fora do planeta, usando a metáfora de ser um "garoto cósmico". Alguém que tenta encontrar seu lugar no mundo adulto, mas percebe como será uma tarefa difícil.

A certa altura, ele canta: "Bem, meus pés, eles finalmente criaram raízes na terra, mas eu consegui um pequeno lugar nas estrelas. Eu juro que encontrei a chave do universo no motor de um velho carro estacionado"(Well my feet they finally took root in the earth but I got me a nice little place in the stars. I swear I found the key to the universe in the engine of an old parked car).

O lado fantástico da canção atraiu nada mais nada menos que o cantor David Bowie, que no início da década de 1970 também era conhecido como Ziggy Stardust, um ser de outro mundo que veio salvar a Terra.

O músico regravou duas músicas do primeiro disco de Bruce ("It's Hard to Be a Saint in the City" e "Growin’ Up").

Sua versão de "Growin'Up", apesar de ter sido gravada em 1974, só chegaria ao público em 2004, com o lançamento de uma edição comemorativa de 30 anos do álbum Diamond Dogs. Ouça a versão de Bowie no fim deste post.




GROWIN'UP


I stood stonelike at midnight suspended in my masquerade
I combed my hair till it was just right and commanded the night brigade
I was open to pain and crossed by the rain and I walked on a crooked crutch
I strolled all alone through a fallout zone and came out with my soul untouched
I hid in the clouded wrath of the crowd but when they said “Sit down” I stood up
Ooh-ooh growin’ up

The flag of piracy flew from my mast my sails were set wing to wing
I had a jukebox graduate for first mate she couldn’t sail but she sure could sing
I pushed B-52 and bombed `em with the blues with my gear set stubborn on standing
I broke all the rules strafed my old high school never once gave thought to landing
I hid in the clouded wrath of the crowd but when they said “Come down” I threw up
Ooh-ooh growin’ up

I took month-long vacations in the stratosphere
and you know it’s really hard to hold your breath
I swear I lost everything I ever loved or feared I was the cosmic kid
Well my feet they finally took root in the earth but I got me a nice little place in the stars
I swear I found the key to the universe in the engine of an old parked car
I hid in the clouded wrath of the crowd but when they said “Sit down” I stood up
Ooh-ooh growin’ up
Ooh-ooh growin’ up


Abaixo você encontra várias versões "Growin'Up" cantadas por Bruce em diferentes épocas e formatos. Oficialmente, a música foi lançada quatro vezes: a versão original, no disco MTV Plugged, com Bruce no violão e na gaita e Roy Bittan ao piano, no disco ao vivo The Sessions Band Live in Dublin, e na caixa Live/75-85. Você também encontra a versão de David Bowie e uma versão ao vivo com o Eddie Vedder, vocalista do Pearl Jam.

Versão original



Springsteen on Broadway



Chapter & Verse (Mostra a audição que Bruce fez para John Hammond, da Columbia Records, em 1972)



MTV Plugged



The Sessions Band Live in Dublin



Ao vivo 1985



Live/1975-85



Eddie Vedder

Nenhum comentário: