terça-feira, novembro 13, 2018

Asbury Park é Terra Prometida para fãs de Bruce

Há diferentes estágios na vida de um fã. O primeiro dele é consumir sua obra, no caso de cantores, sua música, comprando seus discos. Depois você começa a comprar DVDs e souvenirs, como adesivos, camisetas, revistas, livros, canecas etc.

A outra fase é assistir a um show do seu artista preferido. Essas são as situações mais "comuns" que acontecem com a maioria dos fãs.

Em um segundo estágio entram aqueles fãs que começam a seguir seu músico preferido ao redor do mundo. Além de ter disposição e tempo, é fundamental ter dinheiro para essa "pequena" brincadeira de gente grande.

O penúltimo degrau a ser galgado é conseguir uma foto e um autógrafo. Fã que chegou a este estágio não se incomoda em ficar horas sobre sol forte ou frio congelante para conseguir tocar em seu objeto de desejo e poder registrar esse momento que jamais será esquecido por ele.

O último estágio - se você chegou nele, parabéns - é começar a "vasculhar" a vida pessoal de seu grande ídolo. Isso não quer dizer que você vai virar um detetive para descobrir seus podres. Aprofundar-se no universo pessoal de um ídolo é procurar entender de onde ele veio e se aproximar do seu passado. É isso que fãs de Elvis, The Beatles e U2 fazem ao visitar, respectivamente, as cidades de Memphis (EUA), Liverpool (Inglaterra) e Dublin (Irlanda).

Um fã quando chega neste estágio quer ter uma experiência única e íntima com o seu ídolo. Visitar o lugar onde ele nasceu e cresceu é uma oportunidade única e uma conquista vivida por um pequeno e afortunado grupo de pessoas.

The Stony Pone é o um dos locais obrigatórios para visitar em Asbury Park

Quem deseja fazer essa imersão na história de Bruce Springsteen sabe que todos os caminhos levam a Asbury Park, na costa leste do Estados Unidos, no estado de Nova Jersey, carinhosamente chamado por Bruce de "The Great State of New Jersey".

A chamada Jersey Shore é um celeiro de músicos que fazem a região uma cena de rock importante da costa leste. Entre seus mais conhecidos membros estão Bruce Springsteen e Southside Johnny. Conhecer essa região, que engloba Asbury Park, Freehold, Long Branch, Monmouth e Red Bank, é entrar no universo de Springsteen. Foi nessa região que ele cresceu e iniciou sua carreira de músico. A reputação de Bruce nesta região começou no fim dos anos 60. Desde então, o culto por Bruce só aumentou.

Hoje, há pessoas que se especializaram em mostrar os principais pontos turísticos da cidade com enfase na vida de Bruce. É um passeio imperdível para você que chegou naquele último estágio de fã descrito no início desta matéria.

Um bom ponto de partida é conhecer o livro Rock & Roll Tour of the Jersey Shore, escrito por Stan Goldstein e Jean Mikle. O livro traz cerca de 200 pontos essenciais para conhecer a cena rock and roll da região, 40 deles em Asbury Park e 30 em Freehold (cidade onde Bruce nasceu). Saiba mais sobre o livro clicando aqui.

Com o guia em mãos, qualquer pessoa pode encontrar, por exemplo, a casa onde Bruce foi morar em 1958, no 39½ Institute Street, em Freehold.

Outro local icônico é o cruzamento entre a Rua E e a 10th avenida, em Belmar, em Nova Jersey (foto ao lado). O local faz referência ao nome dado à banda The E Street Band e também ao nome da música "Tenth Avenue Freeze-Out", do disco Born To Run, de 1975. No local, foi instalada uma réplica da guitarra do cantor.

Outros pontos importantes são o clube The Stone Pony, Asbury Park, local preferido por Bruce para se reunir com os amigos e fazer uma jam, e o histórico Convention Hall, Asbury Park, onde Bruce tocou várias vezes, e fica na boardwalk, um calçadão de madeira beirando o oceano.

No mesmo local, o visitante ainda encontra o Madam Marie, local sitado por Bruce na canção "4th of July, Asbury Park (Sandy)", do seu disco de estreia Greetings from Asbury Park, N.J., de 1973. Ao lado do Convention Hall também fica o Carrossel, local onde aconteceu a última apresentação do saxofonista Clarence Clemons ao lado de Bruce, em 7 de dezembro de 2010.


Convention Hall, em Asbury Park, foi palco de várias apresentações de Bruce

O vídeo abaixo mostra alguns pontos turísticos com referências à vida e obra de Bruce.




O vídeo abaixo mostra o jornalista Stan Goldstein passeando pelas ruas de Freehold.

Nenhum comentário: