quarta-feira, agosto 21, 2019

The Promised Land

É sempre uma difícil tarefa, mas muito prazerosa, pinçar uma música da vasta discografia de Bruce Springsteen.

São tantas facetas, histórias e momentos distintos, em quase meio século de carreira, que não é possível indicar uma única música ou disco que personalize o que é Bruce Springsteen.

Mas há canções que se tornaram indissociáveis ao cantor. No ranking publicado pelo site Vulture, com 327 canções de Springsteen, entre as dez primeiras colocadas, estão as tais músicas indissociáveis, entre elas, "The Promised Land", que ficou na quinta posição, atrás de "Born to Run", "Thunder Road", "Born in the U.S.A." e "Badlands". Saiba mais sobre o ranking clicando aqui.

"The Promised Land" foi lançada no disco Darkness On The Edge Of Town (1978), depois de um hiato de três anos sem lançar disco. O motivo foi a disputa judicial entre Bruce e seu ex-produtor Mike Appel, que alegou quebra de contrato de Bruce por ter colocado o então jornalista Jon Landau para co-produzir o disco Born to Run (1975).

Durante esse tempo, sem poder gravar discos, Bruce fez dezenas de shows e compôs sem parar. Mas é claro que Bruce não sairia ileso do episódio com Appel. Uma prova disso são as composições que fazem parte do disco Darkness.

Diferentemente de Born to Run, que trazia canções de esperança, Darkness tem um tom mais sombrio e menos esperançoso. Felizmente, essa "raiva" fez Springsteen criar canções que ficarão para sempre em sua trajetória. Além de "Promised", estão "Badlands", "Racing in the Street", "Prove it All Night", "Something In The Night" e "Darkness On The Edge Of Town".

A letra de "Promised Land" mostra um homem ciente de seu papel, mas frustrado por não conseguir aquilo que deseja. Ele sabe que o trabalho é o caminho para a Terra Prometida, mas sente que às vezes não tem força para superar as dificuldades e a dureza que a vida impõe.


Bruce durante a turnê do disco Darkness On The Edge Of Town, em 1978


Em um trecho da canção, o personagem diz: "Eu me levanto todas as manhãs e vou trabalhar, todo dia. Mas seus olhos ficam cegos e seu sangue começa a correr frio. Às vezes, me sinto tão fraco, eu só quero explodir. Explodir e destruir esta cidade, levando ela para o além. Pegar uma faca e cortar essa dor do meu coração".

Fica evidente a dificuldade, mas ao mesmo tempo o desejo, que ele tem para sair de sua vida sem graça e sem esperança para poder viver intensamente e mudar seu futuro. O personagem vive um conflito interno entre medo e coragem, esperança e desilusão.

Em seguida, após perceber que o destino do seu futuro está em suas mãos, ele canta:

"Eu fiz as minhas malas e estou indo direto para a tempestade. Vai ser a tempestade ideal para acabar com tudo. Isso não tem a fé necessária para permanecer no chão. Sopre os sonhos que rasgam você. sopre os sonhos que quebram seu coração. Sopre as mentiras que não te deram nada, só te deixaram perdido e com o coração partido".

A catarse vem com o refrão libertador e otimista.. É quando Bruce mostra que seu personagem supera seus medos e angustia para caminhar em direção a uma vida melhor. "Se eu pudesse ter um momento em minhas mãos. Senhor, eu não sou um menino não, eu sou um homem. E eu acredito em uma terra prometida".



Versão acústica gravada em 2014 e incluída na trilha sonora de Blinded By The Light


A canção "The Promised Land" volta aos holofotes com o filme A Música da Minha Vida, que conta a história de um adolescente muçulmano que descobre que pode mudar o seu destino depois de ser apresentado à música de Springsteen. Na trilha sonora do filme, há uma versão inédita e acústica desta canção gravada ao vivo no Concert for Valor, em Washington (EUA), em 2014. A música também tem uma forte presença no filme, que chegará aos cinemas brasileiros em setembro.

Abaixo você encontra 14 versões de "The Promised Land". A última delas foi gravada na temporada do cantor na Broadway, em Nova York, em 2018. Outro destaque é a apresentação ao vivo no Palau Sant Jordi, na cidade espanhola de Barcelona, em 2002, durante a turnê do The Rising. O vídeo foi tirado do DVD Live at Barcelona.

THE PROMISED LAND

On a rattlesnake speedway in the Utah desert
I pick up my money and head back into town
Driving cross the Waynesboro county line
I got the radio on and I'm just killing time
Working all day in my daddy's garage
Driving all night, chasing some mirage
Pretty soon little girl I'm gonna take charge.

The dogs on main street howl,
'cause they understand,
If I could take one moment into my hands
Mister, I ain't a boy, no, I'm a man,
And I believe in a promised land.

I've done my best to live the right way
I get up every morning and go to work each day
But your eyes go blind and your blood runs cold
Sometimes I feel so weak I just want to explode
Explode and tear this town apart
Take a knife and cut this pain from my heart
Find somebody itching for something to start

The dogs on main street howl,
'cause they understand,
If I could take one moment into my hands
Mister, I ain't a boy, no, I'm a man,
And I believe in a promised land.

There's a dark cloud rising from the desert floor
I packed my bags and I'm heading straight into the storm
Gonna be a twister to blow everything down
That ain't got the faith to stand its ground
Blow away the dreams that tear you apart
Blow away the dreams that break your heart
Blow away the lies that leave you nothing but lost and brokenhearted

The dogs on main street howl,
'cause they understand,
If I could take one moment into my hands
Mister, I ain't a boy, no, I'm a man,
And I believe in a promised land
I believe in a promised land...

A TERRA PROMETIDA

Em uma estrada cheia de curvas no deserto de Utah
Eu pego meu dinheiro e volto para a cidade
Dirigindo pelo condado de Waynesboro
O rádio está ligado e eu só estou vendo o tempo passar
Trabalhando o dia todo na garagem do meu pai
Dirigindo a noite toda, perseguindo alguma miragem
Logo logo, garota, eu que vou ficar no comando

Os cães na Main Street latem porque eles entendem
Se eu pudesse ter um momento em minhas mãos
Senhor, eu não sou um menino não, eu sou um homem
E eu acredito em uma terra prometida

Eu fiz o meu melhor para viver do jeito certo
Eu me levanto todas as manhãs e vou trabalhar, todo dia
Mas seus olhos ficam cegos e seu sangue começa a correr frio
Às vezes me sinto tão fraco, eu só quero explodir
Explodir e destruir esta cidade, levando ela para o além
Pegar uma faca e cortar essa dor do meu coração
Encontrar alguém coçando para começar alguma coisa

Os cães na Main Street latem porque eles entendem
Se eu pudesse ter um momento em minhas mãos
Senhor, eu não sou um menino não, eu sou um homem
E eu acredito em uma terra prometida

Há uma nuvem escura saindo do chão do deserto
Eu fiz as minhas malas e estou indo direto para a tempestade
Vai ser a tempestade ideal para acabar com tudo
Isso não tem a fé necessária para permanecer no chão
Sopre os sonhos que rasgam você
Sopre os sonhos que quebram seu coração
Sopre as mentiras que não te deram nada, só te deixaram perdido e com o coração partido

Os cães na Main Street latem porque eles entendem
Se eu pudesse ter um momento em minhas mãos
Senhor, eu não sou um menino não, eu sou um homem
E eu acredito em uma terra prometida

VÍDEOS

Versão original do disco Darkness On the Edge of Town (1978)



Live at T Palau Sant Jordi (Barcelona 2002)



Live at The Paramount Theatre (Asbury Park 2009)



Live at Tempe (Arizona 1980)



Live at Camden Lock (Londres 2013)



Live at Landover (Maryland 1978)



Live at Parc De La Courneuve (Paris 1985)



Live at Glastonbury (Worthy Farm 2009)



Live at Concert for Valor (Washington 2014)



Live at Waldorf Astoria (Nova York 1999)



Live at Memorial Coliseum (Phoenix 1978)



Live at LA Coliseum (Los Angeles 1985)



Live at Rock in Rio (Lisboa 2016)



Live at Broadway (Nova York 2018)



Nenhum comentário: