quarta-feira, janeiro 24, 2024

Saudades de Danny Federici


Há 74 anos nascia Danny Federici, em 23 de janeiro de 1950. Ele morreu aos 58 anos de idade, em 17 de abril de 2008. Federici sofria de melanoma havia três anos. Como Springsteen, Federici nasceu em Nova Jersey e tocou o acordeão desde sua adolescência, apresentando-se em festas e clubes e interessando-se pelo jazz e o blues.

Ele começou a tocar com Springsteen no final dos anos 1960, em bandas como Child, Steel Mill, the Bruce Springsteen Band, e Dr. Zoom & The Sonic Boom, antes de Springsteen criar a The E Street Band.

Em 2007, Springsteen anunciou que Federici ficaria de fora da próxima etapa de seus shows europeus para tirar uma folga para receber tratamento contra o câncer. O último show completo de Federici na E Street Band aconteceu em Boston no dia 19 de novembro de 2007, na última noite da primeira etapa da turnê.
Backstreets, de 2010, trouxe uma reportagem especial sobre a carreira de Danny


O vídeo abaixo foi gravado em 20 de março de 2008, em Indianápolis, Indiana (EUA), menos de 1 mês antes de sua morte, e a última apresentação do músico com Springsteen. Ele fez uma aparição surpresa nesta noite, e interpretou algumas canções, entre elas, "4th Of July, Asbury Park (Sandy)", originalmente lançada no disco The Wild, the Innocent & the E Street Shuffle (1973), primeiro álbum de Springsteen com a participação do músico. Como aconteceu em outras oportunidade, Danny tocou acordeão e emocionou o público presente com seu habitual talento, mesmo com a saúde fragilizada.



Clarence, Danny, Bruce, Vinni, Gary e David, em foto tirada em 1973


Gary, Max, Roy, Steve, Bruce, Clarence e Danny, em foto tirada em 1980


Danny, Roy, Clarence, Patti, Bruce, Gary, Nils e Max, em foto tirada em 1986


Nils, Roy, Steve, Max, Patti, Bruce, Clarence, Danny e Gary, em foto de 1999
Danny, Max, Nils, Roy, Clarence, Bruce, Patti, Steve e Gary, em foto de 2007


Bruce, Danny e Roy no palco pela última vez, em março de 2008, em Indianápolis


Fonte: G1

Nenhum comentário: