quarta-feira, agosto 28, 2019

Fenway Park 2003

A turnê do disco The Rising durou 14 meses. O primeiro show aconteceu no Convention Hall, em Asbury Park, Nova Jersey, no dia 25 de julho de 2002, e o último no Shea Stadium, em Nova York, no dia 4 de outubro de 2003.

Ao todo foram 120 shows, divididos em 82 cidades. Além dos Estados Unidos, a turnê passou pela Europa (13 países), Canadá e Oceania (Austrália e Nova Zelândia).

The Rising foi o primeiro disco de estúdio do cantor com a The E Street Band desde o álbum Born in the U.S.A., lançado em 1984.

Entre dezenas de concertos, estão os dois shows no estádio Fenway Park, nos dia 6 e 7 de setembro de 2003, na cidade de Boston, em Massachusetts. A casa da equipe de beisebol Boston Red Sox foi construído em 1912 e é um dos templos do esporte nos Estados Unidos.


A importância dos shows de Bruce neste estádio está no ineditismo no fato. Foi a primeira vez na história do Fenway que houve um concerto de rock. Desde então, dezenas de músicos tocaram no local, entre eles, Billy Joel, Lady Gaga, The Who, Pearl Jam, Paul McCartney, The Rolling Stones e Jay Z.

Bruce abriu as duas noites com um clássico "Diddy Wah Diddy", de 1959, originalmente gravado pelo bluseiro Bo Diddley. Grande parte do repertório foi baseado no disco The Rising, mas os grandes temas da carreira do cantor também estavam lá, incluindo "Dancing in the Dark", "Born to Run", "Born in the U.S.A." e "Hungry Heart".

A diferença no repertório das duas noites foi pequena, mas para quem esteve nos dois shows houve algumas ausências importantes. Para o fã do cantor mais saudosista, a primeira noite foi sem dúvida mais interessante. Além das músicas do disco The Rising, Bruce incluiu "The Promised Land", "Hungry Heart", "Bobby Jean" e as raras "Be True" e "Janey Don't You Lose Heart".


Bruce e Steven Van Zandt tocam no Fenway durante a turnê Wrecking Ball, em 2012

Mas para o público que esteve no concerto do dia 7, apesar da ausências dessas cinco canções, Bruce guardou boas surpresas. É o caso das clássicas "Thunder Road", "Jungleland" e "Something in the Night", além de três músicas de seu disco de estreia Greetings from Asbury Park, N.J. (1973) ("Adam Raised a Cain", "Spirit In the Night" e "For You"). Todas essas canções não foram tocadas no dia 6.

Com mais de 300 músicas no currículo, Bruce sempre tem muitas cartas na manga. A mudança no setlist é algo corriqueiro na carreira do cantor. Em várias entrevistas, os músicos da The E Street Band já comentaram que a cada show é uma surpresa. Muitas vezes, Bruce muda o setlist durante o show e seus músicos têm que se desdobrar para acompanhar o chefe.


Fenway Park foi construído em 1912 e é a casa da equipe de beisebol Boston Red Sox

Quase uma década depois, Bruce voltou a tocar no Fenway durante a turnê Wrecking Ball, nos dias 14 e 15 de agosto de 2012. Essa turnê terminou em 21 de setembro de 2013, com a estreia do cantor no Rock in Rio, na cidade do Rio de Janeiro.

Em 2020, Bruce "volta" ao Fenaway, desta vez de forma virtual. Durante a pandemia, o cantor e o grupo Dropkick Murphys interpretam duas músicas: "Rose Tatoo" e "American Land". Bruce canta de sua casa, em Nova Jersey, e aparece no telão do Fenaway, enquanto o grupo comandado pelo vocalista Ken Casey toca no sagrado solo do estádio. O evento arrecadou dinheiro para as vítimas da Covid-19.

Abaixo você encontra o setlist dos dois concertos no Fenway, um vídeo com a música "Diddy Wah Diddy", mostrando imagens captadas nas duas apresentações de Bruce Sprinsgteen e The E Street Band, a íntegra do áudio do show do dia 7 de setembro e as duas músicas da parceira entre Springsteen e o Dropkick Murphys.

DIA 6

Diddy Wah Diddy
The Rising
Lonesome Day
Be True
The Ties That Bind
Empty Sky
You're Missing
Waitin' on a Sunny Day
Janey Don't You Lose Heart
Because the Night
Badlands
No Surrender
Out in the Street
Mary's Place
Across the Border
Into the Fire
The Promised Land
Bobby Jean
Hungry Heart
Ramrod
Born to Run
Seven Nights to Rock
My City of Ruins
Born in the U.S.A.
Rosalita
Dancing in the Dark
Dirty Water

DIA 7

Diddy Wah Diddy
The Rising
Lonesome Day
Adam Raised a Cain
Something in the Night
Empty Sky
Waitin' On A Sunny Day
Spirit In the Night
For You
Because the Night
She's the One
Badlands
Mary's Place
Frankie
Jungleland
Into the Fire
Thunder Road
Further On Up The Road
Glory Days
Born To Run
Seven Nights to Rock
My City of Ruins
Born in the USA
Rosalita (Come Out Tonight)
Dancing in the Dark
Dirty Water








Nenhum comentário: