sexta-feira, março 22, 2019

Documentário mostra cena musical de Asbury Park

A cena musical conhecida como Jersey Shore, na costa leste dos Estados Unidos, tem um filho ilustre chamado Bruce Springsteen.

Mas a região também tem em sua história os conflitos raciais de julho de 1970. A luta da população negra por direitos iguais marcou profundamente a cidade de Asbury Park, em Nova Jersey.

É com esse pano de fundo que o diretor Tom Jones produziu o documentário Asbury Park: Riot, Redemption, Rock 'n' Roll, que foi exibido em festivais de cinema nos Estados Unidos há dois anos com o nome de Just Before The Dawn.

Agora, o documentário está sendo relançado em uma versão estendida, incluindo entrevistas com Bruce Springsteen e o baterista da The E Street Band Max Weinberg.

Além dos conflitos raciais, o diretor mostra o surgimento da cena musical local, em especial no teatro Upstage, onde músicos como Springsteen, o guitarrista Steve Van Zandt e o cantor Southside Johnny & the Asbury Jukes iniciaram suas carreiras.

Por meio de entrevistas e fotos, o documentário mostra como a cena musical foi importante para a retomada da economia local e para a pacificação, mesmo que parcialmente, dos conflitos raciais que assolavam não apenas Asbury Park, mas grande parte dos Estados Unidos durante as décadas de 1960 e 1970.


Bruce Springsteen, Steve Van Zant e Southside Johnny cantam juntos


VEJA O DOCUMENTÁRIO NA ÍNTEGRA (EM INGLÊS) CLICANDO AQUI

Nenhum comentário: