sexta-feira, junho 24, 2022

Springsteen descreve conflito com o pai em versão ao vivo de The River


Os fãs de Bruce Springsteen já estão acostumados com as narrações de histórias feitas pelo cantor em seus shows. A "intimidade" com o seu público fica explícita nesses momentos.

Ao descrever situações que passou durante sua vida, Springsteen se aproxima do fã e, de certo modo, faz um sessão de terapia diante de milhares de pessoas.

Na caixa Live/1975-85, lançada na década de 1980, entre as 40 canções gravadas ao vivo e espalhadas em 5 LPs e/ou 3 CDs, há uma versão de 11 minutos da música "The River". Para quem conhece a canção, sabe que há um forte apelo pessoal na letra deste clássico composto por Springsteen.

Mas a versão gravada em 30 de setembro de 1985, no Coliseum de Los Angeles (EUA), durante a turnê do disco Born in the U.S.A., traz uma introdução de cinco minutos com Springsteen narrando seus conflitos com o pai e o dia em que ele não foi aceito no exército.

É interessante vê-lo tão à vontade na frente de 60 mil pessoas e testemunhar os conflitos que também estão presentes em suas canções. Abaixo você encontra, na íntegra, o texto com a história narrada por Springsteen na introdução da música "The River", que também pode ser ouvida a seguir.



Quando eu estava crescendo, eu e meu pai costumávamos fazer isso o tempo todo, sobre quase tudo. Mas uh, eu costumava ter cabelos muito compridos, abaixo dos ombros. Eu tinha 17 ou 18... ah, cara, ele costumava odiar. E chegamos onde brigamos tanto que eu, que eu passava muito tempo fora de casa.

E no verão não era tão ruim, pois estava quente e seus amigos estavam fora. Mas no inverno, lembro-me de ficar no centro e ficava muito frio. E quando o vento soprava, eu, eu tinha essa cabine telefônica onde costumava ficar. E eu costumava ligar para minha garota por horas a fio, apenas conversando com ela a noite toda.

E finalmente eu tinha coragem de ir para casa, e eu ficava lá na entrada da garagem e ele estava esperando por mim na cozinha. E eu prendia meu cabelo na gola, e entrava, e ele me chamava de volta para sentar com ele. E a primeira coisa que ele sempre me perguntava era o que eu achava que estava fazendo comigo mesmo. E a pior parte disso é que eu nunca poderia explicar isso para ele.

Lembro-me de ter sofrido um acidente de moto uma vez, e eu estava deitado na cama e ele chamou um barbeiro para cortar meu cabelo. Eu lembro de dizer a ele que o odiava e que nunca esqueceria isso. E ele costumava me dizer: "Cara, eu não posso esperar até que o exército te pegue. Quando o exército te pegar, eles vão fazer de você um homem. Eles vão cortar todo esse cabelo, e eles" Eu vou fazer de você um homem."

E isso foi, eu acho, em 1968, e havia muitos caras do bairro indo para o Vietnã. Lembro-me do baterista da minha primeira banda chegando na minha casa com o uniforme da marinha dizendo que ia e que não sabia onde era. E muitos caras foram e muitos caras não voltaram. E os que voltaram não eram mais os mesmos.

Lembro-me do dia em que recebi meu aviso de convocação. Eu escondi dos meus pais e três dias antes do meu físico eu e meus amigos saímos e ficamos acordados a noite toda. E nós pegamos o ônibus para ir naquela manhã, cara, e estávamos todos tão assustados. E eu fui e falhei. Cheguei em casa...

Mas eu me lembro de chegar em casa depois de três dias fora, e entrar na cozinha, minha mãe e meu pai estavam sentados lá. Meu pai disse: "Onde você esteve?" Eu disse, uh, "eu fui fazer meu exame físico". Ele diz: "O que aconteceu?" Eu disse: “Eles não me levaram”. E ele disse: “Isso é bom."

Nenhum comentário: