domingo, dezembro 22, 2024

The Live Series: Songs Under Cover Volume 3


Bendita seja a internet. Além de democratizar informação para milhões, o internauta encontra ainda preciosidades como esta bela coletânea chamada The Live Series: Songs Under Cover Volume 3, com Bruce interpretando 15 versões de diferentes artistas, entre eles, The Rolling Stones, The Pogues, Inxs, Tom Waits, entre outros, pinçadas de mais de quatro décadas de shows.

Este é o 18° volume desta série de canções gravadas ao vivo para ouvir online ou para fazer o download pago. No fim de 2018, o primeiro volume, chamado Songs of the Road, trazia músicas temáticas sobre carros e estradas.

No início de 2019, o segundo volume foi batizado de Songs of Friendship, com canções sobre amizade e camaradagem, e depois vieram Songs of Hope (canções temáticas relacionados à esperança), Songs Of Love (canções para ouvir a dois), Songs of Summer (temas com "clima" de verão), Songs Under Cover (primeiro volume interpretando canções de outros músicos), Stripped Down (versões acústicas) Songs from Around the World (gravações registradas fora dos EUA), Songs Of Location (músicas que falam sobre um lugar específico), Songs of Character (sobre personagens em destaque nas canções do cantor), Songs of Introspection (músicas introspectivas), Songs of New Jersey (temas relacionados ao estado de Nova Jersey), Songs on the Keys (canções tocadas exclusivamente no piano), Songs Of Celebration (canções para celebrar), Songs from Around the World, Volume 2 (gravações registradas fora dos EUA) e Songs Of Conscience (canções par arefletir sobre temas importantes da sociedade).

Assim como aconteceu nos volumes anteriores, os registros escolhidos foram gravados durante diferentes turnês do cantor. A temática deste volume são canções de outros artistas (covers) interpretadas por Springsteen. A The Live Series já tinha lançado outros dois volumes com outras versões de canções de outros artistas interepredas por Bruce em seus shows. Saiba mais dos dois primeiros volumes aqui e aqui.



A apresentação mais antiga desta nova edição é a música "Sha-La-La", gravada em Post Dome, em Nova York, em 12 de dezembro de 1975, durante a turnê do disco Born to Run. A canção foi originalmente gravada pelo grupo feminino The Shirelles, em 1965. Os registros mais novos são "Ghostbusters", gravado no Centre Bell, em Montreal (Canadá), em 31 de outubro de 2024, versão da música do cantor Ray Parker Jr., e "Rainy Night in SoHo", gravado no Croke Park, em Dublin (Irlanda), em 19 de maio de 2024. A música é uma versão do tema gravado originalmente pelo grupo inglês The Pougues, em 1990.

Os destaques desta edição são "Street Fighting Man", tema gravado originalmente no disco Beggars Banquet (1968), do The Rolling Stones, "High School Confidential", de Jerry Lee Lewis, e "Hard Times (Come Again No More)", composta em 1854 por Stephen Foster. A "excentricidade" do disco fica com a versão da música "Ghostbusters", originalmente gravada pelo cantor Ray Parker Jr., na década de 1980. A canção foi tema do filme Os Caça-Fantasmas, estrelado pelos ator Bill Murray e a atriz Sigourney Weaver. Springsteen tocou a canção em homenagem ao Halloween, em 31 de outubro de 2024, em Montreal, no Canadá.

Apesar de oferecer gravações interessantes, ficaram de fora as versões de "Who'll Stop the Rain", do Creedence Clearwater Revival, "Rebel Rebel", de David Bowie, "Take It Easy", The Eagles, "I Hung My Hand", de Sting, e "Sociedade Alternativa", de Raul Seixas. Agora é aguardar as próximas edições. Quem sabe uma seleção com duetos, não é mesmo? Tem ótimos registros ao lado de Axl Rose, Wallflowers, Billy Joel, Southside Johnny, Bon Jovi, Neil Young, Sting e R.E.M.


Sha-La-La (Post Dome, NY - 12/12/1975)
High School Confidential (Capitol Theatre, Passaic, NJ - 21/9/1978)
Follow That Dream (Wembley Arena, Londres, Inglaterra - 6/5/1981)
Jole Blon (Brendan Byrne Arena, East Rutherford, NJ - 9/7/1981)
Street Fighting Man (Brendan Byrne Arena, East Rutherford, NJ - 6/8/1984)
For Your Love (Madison Square Garden, New York, NY - 23/5/1988)
Trapped (Boston Garden, Boston, MA - 13/12/1992)
Tom Joad (EJ Thomas Performing Arts, Akron, OH - 25/9/1996)
Long Black Veil (Palalottomatica, Roma, Itália - 10/10/2006)
Hard Times Come Again No More (Nassau Coliseum, Uniondale, NY - 4/5/2009)
Don't Change (Allphones Arena, Sydney, Austrália - 19/2/2014)
Just Like Fire Would (Brisbane Entertainment Center, Brisbane, AU - 26/2/2014)
Jersey Girl (MetLife Stadium, E. Rutherford, NJ - 3/9/2023)
Rainy Night in SoHo (Croke Park, Dublin, Irlanda - 19/5/2024)
Ghostbusters (Centre Bell, Montreal, Canadá - 31/10/2024)


No player abaixo há uma compilação com 119 músicas tiradas desses discos temáticos lançados por Bruce nos últimos seis anos.



Abaixo você encontra todos os álbuns da coleção The Live Series, todos na íntegra, para ouvir online.


OUTROS FORMATOS

O Blogger oferece a possibilidade do leitor ver as publicações em diferentes formatos (sidebar, classic, flipcard, mosaic e timeslide), o que pode facilitar a navegação e o carregamento dos posts. Fique à vontade para escolher o que você achar mais amigável e confortável para navegar. Abaixo estão links para cinco formatos diferentes. Escolha um e boa leitura. Esses formatos não funcionam para quem acessa o site pelo celular.

Sidebar
Classic
Flipcard
Mosaic
Timeslide

sexta-feira, novembro 22, 2024

Jeremy Allen White encarna Springsteen


A 20th Century Studios divulgou no fim de outubro a primeira foto do ator Jeremy Allen White caracterizado como o cantor Bruce Springsteen, que será retratado no filme Deliver Me From Nowhere, baseado no livro homônimo lançado pelo escritor Warren Zanes, em 2023. White ficou mundialmene conhecido ao estrelar a série O Urso, e vencer o prêmio Emmy de melhor ator por sua atuação na pele do chefe de cozinha Carmy Berzatto. O filme ainda não tem data para ser lançado, mas a previsão é que deve ocorrer no segundo semestre de 2025.

O longa metragem retrata o cantor no início da década de 1980, quando ele lançou o disco acústico Nebraska (1982). O filme será dirigido por Scott Cooper, e contará também com os atores Stephen Graham (Venom 3: A Última Rodada) interpretando o pai de Springsteen. Paul Walter Hauser (Divertida Mente 2) viverá o técnico de guitarras Mike Batlan, e Odessa Young (Assassination Nation) deve interpretar o par romântico de Bruce. Jeremy Strong (Succession, O Aprendiz) está no filme como Jon Landau, agente de Springsteen por anos.

Em entrevista publicada pelo site Omelete, o diretor afirmou que "Nebraska moldou profundamente minha visão artística. O retrato cru e sem retoques do álbum sobre as provações e a resiliência da vida ressoa profundamente em mim. Nosso filme visa capturar esse mesmo espírito, trazendo a narrativa convincente de Warren Zanes sobre a vida de Bruce para a tela com autenticidade e esperança, honrando o legado de Bruce em uma experiência cinematográfica transformadora. Foi um grande prazer colaborar com Bruce e Jon [Landau] enquanto conto sua história, e sua energia criativa alimenta cada parte desta jornada".

O escritor de Deliver Me From Nowhere também se envolveu no especial de TV, produzido pela PBS, chamado Bruce Springsteen’s Nebraska: A Celebration in Words and Music, que foi gravado no Hutton Hotel, em Nashville, em setembro de 2023, que traz diversos cantores interpretando canções do disco Nebraska.

Entre os músicos participantes estão Lyle Lovett (Used Cars), The Lumineers (Mansion on the Hill e State Trooper), Emmylou Harris (The Price You Pay) e Noah Kahan (Atlantic City).

Springsteen visita Jeremy White no set de filmagem de Deliver Me From Nowhere


OUTROS FORMATOS

O Blogger oferece a possibilidade do leitor ver as publicações em diferentes formatos (sidebar, classic, flipcard, mosaic e timeslide), o que pode facilitar a navegação e o carregamento dos posts. Fique à vontade para escolher o que você achar mais amigável e confortável para navegar. Abaixo estão links para cinco formatos diferentes. Escolha um e boa leitura. Esses formatos não funcionam para quem acessa o site pelo celular.

Sidebar
Classic
Flipcard
Mosaic
Timeslide

sábado, outubro 26, 2024

Springsteen volta ao show de Howard Stern

Bruce Springsteen voltou ao programa de rádio de Howard Stern, em outubro de 2024, para divulgar o lançamento do documentário The Road Diary, mas desta vez com a E Street Band, incluíndo a cantora Patti Scialfa.

Na última vez que esteve com Stern, foi em outubro de 2022, mas ele tocou sozinho. Na ocasião, foi ao programa divulgar o disco Only the Strong Survive, que traz 15 versões de canções de música soul.






OUTROS FORMATOS

O Blogger oferece a possibilidade do leitor ver as publicações em diferentes formatos (sidebar, classic, flipcard, mosaic e timeslide), o que pode facilitar a navegação e o carregamento dos posts. Fique à vontade para escolher o que você achar mais amigável e confortável para navegar. Abaixo estão links para cinco formatos diferentes. Escolha um e boa leitura. Esses formatos não funcionam para quem acessa o site pelo celular.

Sidebar
Classic
Flipcard
Mosaic
Timeslide

sábado, outubro 19, 2024

Careless Whisper é eleita melhor canção pop rock com saxofone



Quem viveu na década de 1980 sabe bem como eram as músicas daquela época, e quem mais se destacava. Era quase impossível não ligar o rádio, sim naquela época não havia internet, e não ouvir artistas como Phil Collins, Lionel Richie, Sade, Tina Turner, Madonna, Dire Straits, a-ha, Stevie Wonder, Byran Adams, Joe Cocker, Simply Red, Whitney Houston, Prince, Elton John, Michael Jackson, Culture Club, Billy Joel e Tears for Fears.

Claro que não podemos esquecer também do hair metal, como eram chamados as bandas de rock que se preocupavam "mais com o penteado" do que com a música. Apesar da má vontade da crítica especializada, essas bandas também eram onipresentes nas rádios e no programas de vídeo clipes, ainda antes da chegada da MTV ao Brasil. Entre elas estavam Bon Jovi, Poison, Cinderella, Twisted Sister, Quiet Riot, Def Leppard, Warrant, Whitesnake, Motley Crue e Skid Row.

Outra característica marcante da década de 1980 é a onipresença do saxofone nas canções, em especial nas músicas lentas e românticas. Para tentar "entender" a importância do sax nas canções da década de 1980, uma pesquisa foi realizada no Twitter para saber quais são as músicas com saxofone mais marcantes da história da música. Vale lembra que a pesquisa não ficou restrita aos anos 80, mas é desta década a maioria da 64 canções indicadas.

Mas o idealizador da pesquisa/votação preferiu fazer uma espécie de "competição" entre as músicas, mais especificamente, 64 canções pré-selecionadas pelo realizador da pesquisa. É claro que este tipo de votação acaba deixando muitas canções de fora, mas a metodologia escolhida foi esta, e quem participou foi obrigado a "aceitar" as músicas pré-selecionadas.

O criador da competição usou o sistema de duas chaves correndo paralelamente, ou seja, na qual dois competidores (músicas) concorrem entre elas. Quem ganhar, avança e quem perder está fora da competição. Assim, o começo da competição trouxe 32 confrontos, 16 de um lado da chave e 16 do outro lado da competição. As músicas brigam exclusivamente dentro da uma única chave. O confronto entre músicas de chaves diferentes acontece apenas na definição do grande campeão.

Mas onde entra Bruce Springsteen nisso? É o que você deve está se perguntando, não é mesmo? Apesar da importância do saxofone do saudoso Clarence Clemons, que deixou registrado por quatro décadas seu sax em dezenas de canções do cantor, apenas duas músicas entraram nesta competição entre as 64 indicadas. São elas: "Jungleland" e "Born to Run", coincidentemente duas canções do disco Born to Run (1975). O idealizador da competição teve o cuidado de colocar as canções em chaves diferentes, ou seja, não concorrendo o risco de competirem entre si.

"Jungleland" iniciou o combate contra "Who Can It Be Now?", sucesso do grupo australiano Men At Work. Mas o épico solo de Clarence não foi o suficiente para "Jungleland" superar seu oponte, e a música de Springsteen deixou a competição logo no primeiro confronto. A música dos australianos também superou as canções "Moondance", do cantor irlandês Van Morrison, e "Still Crazy After All These Years", do cantor Paul Simon. Mas acabou derrotada por "Smooth Operator", da cantora Sade.

Do outro lado da chave, "Born to Run" teve um desempenho bem melhor do que "Jungleland". De saída, a música superou "Mirror in the Bathroom " da banda inglesa The Beat. Depois, venceu o duelo contra a música "Take Me Home Tonight/Be My Baby", do cantor Eddie Money. Na sequência, derrotou "Maneater", da dupla Daryl Hall & John Oates. Após três vitórias, "Born to Run" foi derrotada por "Just The Two Of Us", do saxofonista Grover Washington Jr, com a voz de Bill Withers.

No final, após dezenas de confrontos, os vencedores de cada chave foram "Carless Whisper", da banda Wham, com os vocais do cantor George Michael, e "Baker Street", do cantor Gerry Rafferty. No confronto final, Wham levou a melhor e conquistou a medalha de ouro, seguido por Gerry Rafferty e "Smooth Operator", da cantora Sade. A quarta posição ficou com "Just The Two Of Us", do saxofonista Grover Washington Jr, com a voz de Bill Withers.

Também vale o registro da participação da música "You're a Friend of Mine", do saxofonista Clarence Clemons. Composta por Narada Michael Walden e Jeffrey Cohen, a música foi lançada no disco Hero (1985), de Clemons, e traz a participação especial do cantor Jackson Browne. Na competição, a música foi derrotada logo no primeiro confronto pela canção "Careless Whisper", que acabou vencendo o "campeonato".

Além das músicas citadas, participaram da disputa outras grandes canções dos anos 80, que acabaram ficando pelo caminho. Na chave na qual participaram "Careless Whisper" e "Jungleland", também estavan na disputa "Never Tear Us Apart", do Inxs, "The Heat Is On", de Gleen Fray, "New York State of Mind", de Billy Joel, "Waiting on a Friend", do Rolling Stones, "Walk On the Wild Side", de Lou Reed, "Caribbean Queen", de Billy Ocean, "True", de Spandau Ballet, "The Best", da Tina Turner, e "Back in Time", do Huey Lewis anda The News.

Do outro lado, na chave na qual estava "Born to Run", também acabaram sendo derrotadas músicas como "Your Latest Trick", do Dire Straits, "Young Americans", de David Bowie, "Rio", de Duran Duran, "Harden My Heart", de Quarterflash, "The Logical Song">, do Supertramp, "Arthur's Theme (best That You Can Do)", de Christopher Cross, "On the Dark Side", de John Cafferty & The Beaver Brown Band, e "(I've Had) The Time of My Life", da trilha sonora do filme Dirty Dancing, ,interpretada por Bill Medley e Jennifer Warnes.

Confesso que senti falta da inclusão de músicas do cantor Michael Bolton, que também teve muito sucesso nas décadas de 1980 e 1990. Bolton apareceu no meio da década de 1970, liderando o grupo Blackjack. Mas alcançou sucesso no fim da década de 1980, com o lançamento do disco Soul Provider (1989). Apesar de não usar "sempre" o saxofone, Bolton fez várias gravações com o saxofonista Kenny G, entre elas "Missing You Now" e "Soul Provider".

Outras ausências importantes são as músicas "The Captain Of Her Heart", do Double, "One More Night", de Phil Collins, "Got My Mind Set On You", de George Harrison, "We Don't Need Another Hero (Thunderdome)", de Tina Turner, "Dogs of War", Pink Floyd, "Foolish Beat", Debbie Gibson, "Unchain My Heart", de Joe Cocker, "Something Got Me Started", do Simply Red, "Dance Little Sister", de Terence Trent D'Arby, "The Working Hour", do Tears for Fears, "Put It Where You Want It", do Average White Band", "I Just Wanna Stop", de Gino Vannelli, "Black Cow", do Steely Dan, "Love Is My Decision", de Chris De Burgh, e "I Still Believe", de Tim Cappello.














OUTROS FORMATOS

O Blogger oferece a possibilidade do leitor ver as publicações em diferentes formatos (sidebar, classic, flipcard, mosaic e timeslide), o que pode facilitar a navegação e o carregamento dos posts. Fique à vontade para escolher o que você achar mais amigável e confortável para navegar. Abaixo estão links para cinco formatos diferentes. Escolha um e boa leitura. Esses formatos não funcionam para quem acessa o site pelo celular.

Sidebar
Classic
Flipcard
Mosaic
Timeslide

terça-feira, outubro 01, 2024

Turnê europeia ganha 8 novos shows em 2025

O site do cantor Bruce Springsteen confirmou oito novas datas para a turnê europeia de 2025, que acontecerá entre maio e julho. Os novos shows acontecerão em Manchester e Liverpool (Inglaterra), Lille (França), Berlim, Frankfurt e Gelsenkirchen (Alemanha) e San Sebastian (Espanha). As oito novas datas soma-se aos shows de Marselha, Praga e Milão.

Neste ano, o cantor cancelou vários shows devido a problemas de saúde. Diante disso, os shows de Praga (República Checa), Marselha (França) e Milão (Itália) foram remarcados para 2025. As novas datas para os shows adiados já foram anunciadas. Na França, ele tocará em 31 de maio de 2025, na República Checa, o concerto acontecerá em 6 de junho de 2025, e em Milão, acontecerão nos dias 30 de junho e 3 de julho de 2025.
O show de Bruce Springsteen que ocorreria no dia 25 de maio, em Marselha, no sul da França, único espetáculo no país de sua turnê europeia, foi adiado “devido a uma afonia” do roqueiro americano, anunciou o produtor do espetáculo. Em suas redes sociais, o cantor explicou que precisará fica pelo menos 10 dias em repouso para recuperar a voz. Além do concerto na França, ele cancelou os shows em Praga, em 28 de maio, na República Checa, e duas apresentações no estádio de San Siro, em Milão (Itália), nos dias 1 e 3 de junho.


TOUR 2024

Springsteen fez sua última apresentação nos Estados Unidos, em 2024, no dia 15 de setembro, no Sea Hear Now Festival, na cidade litorânea de Asbury Park, em Nova Jersey. O fim da turnê acontecerá com oito concertos no Canadá (Toronto, Montreal, Ottawa, Vancouver, Winnipeg, Calgary e Edmonton), com o último show em 22 de novembro, em Vancouver.

O show inédito, nas areias de Asbury Park, em frente aos seus conterrâneos, foi uma catarse de 3h, com 30 músicas, incluindo quatro músicas que não tinham sido executadas durante esta turnê: "Local Hero", "Meeting Across the River", "Jungleland" e "Jersey Girl".
OUTROS FORMATOS

O Blogger oferece a possibilidade do leitor ver as publicações em diferentes formatos (sidebar, classic, flipcard, mosaic e timeslide), o que pode facilitar a navegação e o carregamento dos posts. Fique à vontade para escolher o que você achar mais amigável e confortável para navegar. Abaixo estão links para cinco formatos diferentes. Escolha um e boa leitura.

Sidebar
Classic
Flipcard
Mosaic
Timeslide

sexta-feira, setembro 27, 2024

The Live Series: Songs Of Conscience


Bendita seja a internet. Além de democratizar informação para milhões, o internauta encontra ainda preciosidades como esta bela coletânea chamada The Live Series: Songs Of Conscience, que traz 15 versões interpretadas por Bruce, pinçadas de mais de quatro décadas de shows.

Este é o 17° volume desta série de canções gravadas ao vivo para ouvir online ou para fazer o download pago. No fim de 2018, o primeiro volume, chamado Songs of the Road, trazia músicas temáticas sobre carros e estradas.

No início de 2019, o segundo volume foi batizado de Songs of Friendship, com canções sobre amizade e camaradagem, e depois vieram Songs of Hope (canções temáticas relacionados à esperança), Songs Of Love (canções para ouvir a dois), Songs of Summer (temas com "clima" de verão), Songs Under Cover (primeiro volume interpretando canções de outros músicos), Stripped Down (versões acústicas) Songs from Around the World (gravações registradas fora dos EUA), Songs Of Location (músicas que falam sobre um lugar específico), Songs of Character (sobre personagens em destaque nas canções do cantor), Songs of Introspection (músicas introspectivas), Songs of New Jersey (temas relacionados ao estado de Nova Jersey), Songs on the Keys (canções tocadas exclusivamente no piano), Songs Of Celebration (canções para celebrar) e Songs from Around the World, Volume 2 (gravações registradas fora dos EUA).

Assim como aconteceu nos volumes anteriores, os registros escolhidos foram gravados durante diferentes turnês do cantor. A temática deste volume são canções que trazem temas "sérios", que fazem o ouvinte pensar e refletir sobre diferentes questões, por exemplo, a intolerânca, a violência, o racismo e a morte.

A apresentação mais antiga desta nova edição é a música "This Land is Your Land", gravada na Brendan Byrne Arena, em East Rutherford (Nova Jersey), em 9 de julho de 1981, durante a turnê do disco The River. A canção foi originalmente escrita pelo cantor e compositor Woody Guthrie em 1940. Ela apareceu pela primeira vez em um disco de Springsteen em 1986, na caixa com 5 LPs Live/1975–85. Os registros mais novos são "If I Was The Priest", gravada em Bok Center, Tulsa, Oklahoma (EUA), em fevereiro de 2023, e "Last Man Standing", registrada no estádio MetLife, East Rutherford (Nova Jersey), em setembro de 2023.

Destaque também para a música "Sun City", gravada no Bellville Velodrome, na cidade do Cabo, na África do Sul, em janeiro de 2014. Foi a primeira e única apresentação do cantor no país. A canção foi originalmente gravada e composta pelo guitarrista Stevie Van Zandt, que toca com Springsteen desde a década de 1970. A música é uma crítica ao aparthaid na África do Sul, regime de segregação racial que dividiu brancos e negros no país durante as décadas de 1970 e 1980.

Outras canções marcantes são "The Ghost of Tom Joad", com a participação do guitarrista Tom Morello, gravado em 2014, que fala sobre a situação dos imigrantes, e "American Skin (41 Shots)", registrada em 2014, sobre o morte de imigrante africano Amadou Diallo, em 1999, que levou 41 tiros de policiais da cidade de Nova York, que confudiram uma carteira com uma arma.



* This Land is Your Land - Brendan Byrne Arena, E. Rutherford, NJ - 9/7/1981
* The Promised Land - Brendan Byrne Arena, E. Rutherford, NJ - 6/8/1984
* Born in the U.S.A. - Joe Louis Arena, Detroit, MI - 28/3/1988
* 57 Channels (And Nothin' On) - the Shrine, Los Angeles, CA - 16/11/1990
* Souls of the Departed - Boston Garden, Boston, MA - 13/12/1992
* Seeds - Brendan Byrne Arena, E. Rutherford, NJ - 24/6/1993
* Long Walk Home - Conseco Fieldhouse, Indianapolis, IN - 20/3/2008
* The Rising - Greensboro Coliseum, Greensboro, NC - 28/4/2008
* Into the Fire - MetLife Stadium, E. Rutherford, NJ - 22/9/2012
* The Ghost of Tom Joad - Nationwide Arena, Columbus, OH - 15/4/2014
* Sun City - Live at Bellville Velodrome, Cape Town, SA - 29/1/2014
* American Skin (41 Shots) - Mohegan Sun Arena, Uncasville, CT - 17/5/2014
* Youngstown - Quicken Loans Arena, Cleveland, OH - 22/3/2016
* If I Was The Priest - Bok Center, Tulsa, OK - 21/2/2023
* Last Man Standing - MetLife Stadium, E. Rutherford, NJ - 3/9/2023

No player abaixo há uma compilação com 119 músicas tiradas desses discos temáticos lançados por Bruce nos últimos cinco anos.



Abaixo você encontra outros álbuns da coleção The Live Series, todos na íntegra, para ouvir online.


OUTROS FORMATOS

O Blogger oferece a possibilidade do leitor ver as publicações em diferentes formatos (sidebar, classic, flipcard, mosaic e timeslide), o que pode facilitar a navegação e o carregamento dos posts. Fique à vontade para escolher o que você achar mais amigável e confortável para navegar. Abaixo estão links para cinco formatos diferentes. Escolha um e boa leitura.

Sidebar
Classic
Flipcard
Mosaic
Timeslide

terça-feira, setembro 17, 2024

Pela 1° vez, Springsteen toca à beira mar em Asbury Park


O cantor Bruce Springsteen fez sua última apresentação nos Estados Unidos, em 2024, no dia 15 de setembro, no Sea Hear Now Festival, na cidade litorânea de Asbury Park, em Nova Jersey. O fim da turnê acontecerá com oito concertos no Canadá (Toronto, Montreal Ottawa, Vancouver, Winnipeg, Calgary e Edmonton), com o último show em 22 de novembro, em Vancouver.

O show inédito, nas areias de Asbury Park, em frente aos seus conterrâneos, foi uma catarse de 3h, com 30 músicas, incluindo quatro músicas que não tinham sido executadas durante esta turnê: "Local Hero", "Meeting Across the River", "Jungleland" e "Jersey Girl".

Além disso, Bruce incluiu várias canções do início de sua carreira, trazendo uma atmosfera ainda mais nostalgica para a noite, entre elas, "Blinded by the Light”, "Does This Bus Stop at 82nd Street?”, "Meeting Across the River" e "4th of July, Asbury Park (Sandy). Após cinco décadas de carreira, o filho mais conhecido da região de Jersey Shore entregou um show histórico e inesquecível.

Outro destaque foi a música "Thundercrack", que não era tocada ao vivo desde 2016. Ao todo, foram tocadas seis das oito canções do disco Born to Run (1975). Por outro lado, canções como "Prove it All Night", "Nightshift", "I'll See You in My Dreams", "Born in The U.S.A", "Ghosts" e "Letter to You", que apareceram durante toda a turnê, desta vez não foram tocadas, obviamente para abrir espaço para as músicas citadas.
Springsteen da canja no show da Tangiers Blues Band, no clube The Stone Pony

Antes do show, Springsteen tocou com a banda Gaslight Anthem e Trey Anastasio, também no festival Sea HearNow. Ele cantou o tema “History Books” e "American Slang”, com o Gaslight, e participou de uma jam com Anastasio interpretando "Kitty’s Back”, composta por Springsteen e lançada em seu segundo álbum The E Street Shuffle (1973).

Na noite anterior, ele deu uma canja no famoso clube noturno The Stone Pony, local onde tocou dezenas de vezes durante as décadas de 1970 e 1980, interpretando “Lucille”, de Little Richard, “Boom Boom Boom”, de John Lee Hooker, e “Gloria”, do Them.

SETLIST

Lonesome Day
Blinded by the Light
Does This Bus Stop at 82nd Street?
Growin’ Up
The Promised Land
Spirit in the Night
Thundercrack
The E Street Shuffle
4th of July, Asbury Park (Sandy)
Hungry Heart
Local Hero
Atlantic City
Tougher Than the Rest (with Patti Scialfa)
Long Walk Home
Racing in the Street
Because the Night
She’s the One
Wrecking Ball
The Rising
Badlands
Thunder Road
Meeting Across the River
Jungleland
Born to Run
Rosalita (Come Out Tonight)
Bobby Jean
Dancing in the Dark
Avenue Freeze-Out
Twist and Shout
Jersey Girl

Cerca de 35 mil pessoas assistiram o festival na praia de Asbury Park
Springsteen comanda a E Street Band durante o festival Sea Hear Now
Cantor modificou o setlist da turnê e tocou várias canções dos 3 primeiros álbuns
OUTROS FORMATOS

O Blogger oferece a possibilidade do leitor ver as publicações em diferentes formatos (sidebar, classic, flipcard, mosaic e timeslide), o que pode facilitar a navegação e o carregamento dos posts. Fique à vontade para escolher o que você achar mais amigável e confortável para navegar. Abaixo estão links para cinco formatos diferentes. Escolha um e boa leitura.

Sidebar
Classic
Flipcard
Mosaic
Timeslide

segunda-feira, setembro 09, 2024

Documentário Road Diary estreia em outubro no Disney+

O cantor confirmou o lançamento do documentário Road Diary: Bruce Springsteen and The E Street Band, que será exibido exclusivamente no Disney+, em 25 de outubro.

O filme mostrará os bastidores da atual turnê do cantor, que iniciou em fevereiro de 2023, e será encerrada em 22 de novembro em Vancover, no Canadá.

Os fãs terão a oportunidade, pela primeira vez, de ver os ensaios, a rotina das viagens, as passagens de sons, os camarins e, é claro, toda a energia do cantor em dezenas de shows que passaram pelos Estados Unidos e Europa, sempre com casa cheia. O documentário foi dirigido por Thom Zimny.

O filme teve sua premiére no Festival de Cinema de Toronto (Canadá), no início de setembro, e contou com a presença de Springsteen, do guitarrista Stevie Van Zandt, do diretor do documentário Thom Zimny e do lendário produtor Jon Landau, que trabalha com Springsteem desde o disco Born to Run (1975). No total, foram exibidos 278 filmes, e passaram pelo tapete vermelho nomes como Jennifer López, Angelina Jolie, Elton John, Salma Hayek, Cate Blanchett, Andrea Bocelli, Robbie Williams, Paul Anka e Nicole Kidman.

Vale lembrar que foi nesta turnê que o cantor cancelou vários shows devido a problemas de saúde. Diante disso, os shows de Praga (República Checa), Marselha (França) e Milão (Itália) foram remarcados para 2025.

As novas datas para os shows adiados já foram anunciadas. Na França, ele tocará em 31 de maio de 2025, na República Checa, o concerto acontecerá em 6 de junho de 2025, e em Milão, acontecerão nos dias 30 de junho e 3 de julho de 2025.
Stevie, Thom Zimny, Bruce e Jon Landau participam da premiére no Canadá



OUTROS FORMATOS

O Blogger oferece a possibilidade do leitor ver as publicações em diferentes formatos (sidebar, classic, flipcard, mosaic e timeslide), o que pode facilitar a navegação e o carregamento dos posts. Fique à vontade para escolher o que você achar mais amigável e confortável para navegar. Abaixo estão links para cinco formatos diferentes. Escolha um e boa leitura.

Sidebar
Classic
Flipcard
Mosaic
Timeslide

terça-feira, julho 02, 2024

50 anos de Roy Bittan na E Street Band


E lá se vão 50 anos desde que o pianista Roy Bittan, The Professor (O Professor), leu um anúncio no jornal Village Voice, publicado no verão norte-americano de 1974, que dizia: "Procura-se pianista que pode tocar tudo, de música clássica a Jerry Lee Lewis". O recrutador era Bruce Springsteen, que tinha acabado de perder seu pianista, David Sancious, com quem gravou seus dois primeiros albuns (Greetings from Asbury Park, N.J. e The Wild, the Innocent & the E Street Shuffle), ambos lançados em 1973. Na ocasião, Bruce já estava preste a iniciar a gravação do que seria o divisor de água em sua carreira, o disco Born to Run (1975), que contou com Bittan entre os membros da E Street Band.

Hoje, aos 75 anos, completados em 2 de julho de 2024, Bittan continua atrás do piano acompanhando o Chefe, assim como fez pela primeira vez, nos shows do Main Point, na Philadelphia, em 19 de setembro de 1974. Ao longo de cinco décadas, os arranjos do pianistas se tornaram marca registrada da The E Street Band e, consequentemente, da riquíssima obra de Springsteen. O "reconhecimento" aconteceu em 2014, quando a E Street Band entrou para o seleto grupo de músicos do Rock and Roll Hall of Fame.
Stevie, Max, Danny, Bruce, Clarence, Roy e Gary, nno fim da década de 1970

Durante discurso no Rock and Roll Hall of Fame, em 1999, quando o cantor entrou para o Hall of Fame, Springsteen disse que "a forma de tocar de Roy formou o som característico de alguns dos meus melhores discos. Ele pode tocar qualquer coisa. Ele está sempre lá para mim, e sua generosidade emocional e profundo apoio pessoal significam muito".

Bittan é o único membro da E Street Band a compor com Springsteen. Isso aconteceu nas canções "Roll of the Dice” e "Real World", do disco Human Touch (1992), e na música "Trouble in Paradise", que saiu no caixa Tracks (1998). O pianista também foi o único músico da Street Band que participou da turnê em 1992–1993, quando Springsteen trocou sua antiga banda por jovens músicos. Com 107 shows, a turnê tinha como foco as canções dos discos Human Touch e Lucky Town.
Foto tirada antes do início da turnê iniciada em 1° de fevereiro de 2023 nos EUA

Outra curiosidade é a participação do pianista em uma demo do então desconhecido cantor Jon Bongiovi. Em 1981, o cantor gravou a música "Runaway”, entre outras, nos estúdios Power Station de seu primo, na cidade de Nova York. Além de Bitt, a demo tinha Tim Pierce (ex-Rick Springfield) na guitarra e Hugh McDonald (Bon Jovi) no baixo.

Com a fita k7 em mãos, Bongiovi foi à luta por um lugar ao sol e um contrato com uma gravadora. Mas o sucesso demoraria mais do que Jon Bon Jovi imaginou. Apesar do contrato não sair, a versão demo de "Runaway" tocou em algumas rádios, despertando finalmente o interesse da indústria musical. Em 1984, já com a formação completa, o Bon Jovi lançou seu primeiro disco, com a música "Runaway" como principal single.
Anúncio do Village Voice à procura de baterista e pianista para tocar com Bruce

Além da carreira com Springsteen, Bittan também tocou com David Bowie, Jackson Browne, Tracy Chapman, Chicago, Catie Curtis, Dire Straits, Peter Gabriel, Ian Hunter, Meat Loaf, Stevie Nicks, Bob Seger, Celine Dion, Warren Zevon, Patty Smyth e Bonnie Tyler. Ele também foi proprietario do lendário estúdio de gravação Crystal Studio, em Los Angeles.

A parceria com o compositor e produtor musical Jim Steinman é outro importante marco na carreira de Bittan. Steinman compôs três músicas para o primeiro disco do cantor Meat Loaf, Bat Out of Hell (1977), que se tornaria um dos discos mais vendidos de toda historia da música. O produtor escalou Bittan para ser o pianista das gravações do disco de Loaf. Deste trabalho surgiram outras colaborações com Steinman ao longo das décadas, entre elas, a gravação do icônica música "Total Eclipse of the Heart”, do disco Faster Than the Speed of Night (1983), da cantora Bonnie Tyler.
Bittan é o único membro da E Street Band a compor canções com Springsteen

Steinman também é responsável pelos temas "Tonight Is What It Means To Be Young" e "Nowhere Fast", da trilha sonora do filme Ruas de Fogo (Streets of Fire), de 1984, que são interpretados pela banda Fire Inc, que trazia em sua formação Roy Bittan. O filme estrelado pela jovem atriz Diane Lane é lembrado no Brasil por causa da música "I Can Dream About You", interpretada pelo cantor norte-americano Dan Hartman. Outra parceria entre Bittan e Steinman é a música "It's All Coming Back to Me Now", do disco Falling for You (1996), da cantora Celine Dion. O álbum levou o Grammy de Álbum do Ano em 1997.

O site Any Major Dude With Half A Heart fez uma seleção com músicas que tem a participação do pianista, entre elas, Garland Jeffreys, com "R.O.C.K", Stevie Nicks, com "Edge Of Seventeen", Dire Straits, com "Tunnel Of Love", Tracy Chapman, com "Bang Bang Bang", Peter Gabriel, com "Mother Of Violence", Jackson Browne, com "Your Bright Baby Blues", Warren Zevon, com "Reconsider Me", Bob Seger, com "Roll Me Away" e Barbra Streisand, com "Left In The Dark". Ao todo são 23 músicas e você pode fazer o download de todas elas clicando aqui. Após o download, é preciso descompactar as músicas, e para isso você precisa usar a senha "amdwhah", sem as aspas.


OUTROS FORMATOS

O Blogger oferece a possibilidade do leitor ver as publicações em diferentes formatos (sidebar, classic, flipcard, mosaic e timeslide), o que pode facilitar a navegação e o carregamento dos posts. Fique à vontade para escolher o que você achar mais amigável e confortável para navegar. Abaixo estão links para cinco formatos diferentes. Escolha um e boa leitura.

Sidebar
Classic
Flipcard
Mosaic
Timeslide

segunda-feira, junho 24, 2024

Documentário mostra Stevie Van Zandt por inteiro

Demorou, é verdade, mas finalmente foi lançado um documentária à altura da importância do guitarrista Stevie Van Zandt. Estreou neste fim de semana Stevie Van Zandt: Disciple, exibido pelo canal HBO, e que teve sua pré-estreia no Tibreca Festival, um dos festivias de cinema mais importantes dos Estados Unidos.

Com 2h de duração, o filme traz depoimentos de pessoas que conviveram com o guitarrista nas ultimas 5 décadas, entre elas, Bruce Springsteen, Bono, Richie Sambora, Jackson Browne, Paul McCartney, Eddie Vedder e Southside Johnny, e destaca, além de sua carreira musical, o lado ativista do músico, em especial sua luta contra o apartheid na África do Sul, com o projeto Sun City, em 1985

Também é retratado o lado ator do músico, que ficou mundialmente conhecido com o personagem Silvio Dante, do cultuado seriado Os Sopranos, e depois com Frank Tagliano, da série (Lilyhammer). Para saber mais sobre a carreira do guitarrista, leia a entrevista (em inglês) que o músico concedeu para o site The 74, em setembro de 2023

Em 2021, cinco anos após a autobiografia Born to Run, de Bruce Springsteen, foi a vez de Van Zandt lançar sua autobigrafia, chamada Unrequited Infatuations (Paixões não correspondidas).
















Bruce e Stevie juntos em Barcelona (Espanha) na turnê de 2024


OUTROS FORMATOS

O Blogger oferece a possibilidade do leitor ver as publicações em diferentes formatos (sidebar, classic, flipcard, mosaic e timeslide), o que pode facilitar a navegação e o carregamento dos posts. Fique à vontade para escolher o que você achar mais amigável e confortável para navegar. Abaixo estão links para cinco formatos diferentes. Escolha um e boa leitura. Esses formatos não funcionam para quem acessa o site pelo celular.

Sidebar
Classic
Flipcard
Mosaic
Timeslide

quinta-feira, junho 06, 2024

Springsteen cancela 4 shows da turnê europeia

O show de Bruce Springsteen que ocorreria no dia 25 de maio, em Marselha, no sul da França, único espetáculo no país de sua turnê europeia, foi adiado “devido a uma afonia” do roqueiro americano, anunciou o produtor do espetáculo. Em suas redes sociais, o cantor explicou que precisará fica pelo menos 10 dias em repouso para recuperar a voz.

Além do concerto na França, ele cancelou os shows em Praga, em 28 de maio, na República Checa, e duas apresentações no estádio de San Siro, em Milão (Itália), nos dias 1 e 3 de junho. As novas datas para os shows adiados já foram anunciadas. Na França, ele tocará em 31 de maio de 2025, na República Checa, o concerto acontecerá em 6 de junho de 2025, e em Milão, os acontecerão nos dias 30 de junho e 3 de julho de 2025.

Com isso, o próximo show acontecerá em Madri, capital espanhola, no dia 12 de junho. Ainda na Espanha, ele tocará novamente em Madri, em 14 de junho, e em Barcelona, no dia 20 de junho. A turnê continua no continente europeu até o dia 27 de julho, quando tocará no estádio de Wembley, na Inglaterra. A retomada da turnês em solo norte-americano será no dia 15 de agosto, na cidade de Pittsburgh, na Pensilvânia.
Springsteen cancelou 4 shows da turnê europeia devido a problemas na voz

“Devido a uma afonia e por prescrição médica, Bruce Springsteen não pode cantar e subir ao palco esta noite. Infelizmente, o show desta noite, previsto para o Orange Vélodrome de Marselha, fica adiado para uma data posterior”, indicou a Gérard Drouot Productions na rede social X. Veja abaixo o comunicado publicado no site oficial do cantor

Os ingressos para o show serão válidos para uma nova data, que ainda não foi definida. Aqueles que desejarem poderão solicitar o reembolso.

Segundo imagens do jornal local “La Provence”, numerosos fãs de Bruce já estavam presentes nos arredores do estádio, com capacidade para 60 mil espectadores, poucas horas antes do início do espetáculo.

O cantor americano, de 74 anos, anunciou em setembro que adiaria seus shows previstos para 2024 nos Estados Unidos para poder “recuperar-se de uma úlcera gástrica".













Fonte: Jornal o Sul (RS)