quinta-feira, julho 03, 2025

Shows históricos em Wembley completam 40 anos

Há exatamente 40 anos, Bruce Springsteen pisava no estádio de Wembley para fazer três shows durante a turnê do disco Born in The U.S.A, em 3 de julho de 1985. Os outros dois shows aconteceram nos dias 4 e 6 de julho.

Outro detalhe interessante sobre o cantor em Wembley é que os shows aconteceram poucos dias antes da realização do Live Aid, que foi realizado em 13 de julho, simultaneamente em Londres (Wembley) e na Filadélfia (John F. Kennedy).

O Live Aid é considerado um dos mais importantes concertos na história do rock, com a participação de dezenas de músicos, entre eles, Sting, Queen, U2, Madonna, Paul McCartney, Dire Straits, Led Zeppelin, Black Sabbath, Bryan Adams e Phil Collins. O show foi tão emblemático que, desde então, o dia 13 de julho se transformou no Dia Mundial do Rock.
Cantor fez três shows lotados no mitológico estádio de Wembley

A ausência de Springsteen no Live Aid nunca foi oficialmente divulgada, mas há relatos de que o principal motivo teria sido o cansaço, já que ele estava no meio da turnê, que tinha começado em 29 de junho de 1984 e tinha acabado de fazer uma pausa em 7 de julho de 1985, após 4 shows na Inglaterra, três deles no estádio de Wembley (3, 4 e 6 de julho) e outro no Roundhay Park, na cidade de Leeds, no norte da Inglaterra.

A turnê foi retomada em 5 de agosto, em Washington (EUA). Segundo o empresário do cantor, John Landau, Springsteen e a E Street Band ficariam de folga por duas semanas (de 10 a 24 de julho), e que só retomariam os ensaios para a continuação da turnê no último fim de semana de julho. A turnê terminou em 2 de outubro, após quatro shows no Los Angeles Memorial Coliseum, na Califórnia (EUA). A turnê passou ainda pelo Japão, Austália e Canadá.

Um dos momentos mais lembrados pelos fãs do cantor que estiveram nos shows de 1985, em Wembley, foi a execução da música "Independence Day", no dia 4 julho, data da independência dos Estados Unidos. Veja abaixo imagens gravadas por um fã, direto da arquibancada, do show do cantor no dia 4 de julho de 1985, em Wembley.

O cantor voltou a tocar em Wembley na turnê do disco Tunnel of Love, em 25 de junho de 1988, e logo em seguida durante a turnê Human Rights Now, patrocinada pela Anistia Internacional, em 2 de setembro de 1988. As últimas apresentações acontecerm nos dia 25 e 27 de julho de 2024.