sexta-feira, outubro 11, 2019

Covers: o álbum que nunca existirá

Fazer covers é uma forma de homenagear um artista, mas também uma maneira do próprio músico se desafiar. Mexer em uma composição alheia é como cutucar um vespeiro. Você sempre será picado, neste caso, vai receber uma enxurrada de críticas afirmando que sua versão não presta.

Mas isso nunca impediu os músicos de se arriscarem no terreno minado das versões. Temos exemplos de álbuns completos, são eles:

Still the Same... Great Rock Classics of Our Time, de Rod Stewart;
Twelve, de Patti Smith;
Rock Swings (On The Wild Side Of Swing), de Paul Young
;
The Spaghetti Incident? do Guns N' Roses;
Rock Swings, de Paul Anka;
Holding Back the Years, de Jinny Smith;
Ridin High, de Robert Palmer;
As Time Goes By, de Bryan Ferry;
Inspiration, de Yngwie Malmsteen;
Blues and Lonesome, dos Rolling Stones;
From the Cradle, de Eric Clapton;
Garage Inc., do Metallica. Going Back, de Phil Collins

Isso sem falar em discos tributos como:

Two Rooms: Celebrating the Songs of Elton John & Bernie Taupin;
Stoned Immaculate: The Music of the Doors;
Red Hot + Blue, com músicas de Cole Porter;
Red Hot + Rhapsody, com músicas de George Gershwin;
It's Now or Never: The Tribute to Elvis Presley;
Not Fade Away: Remembering Buddy Holly;
Stone Free: A Tribute to Jimi Hendrix;
Chimes of Freedom, com músicas de Bob Dylan;
A Tribute To Curtis Mayfield;
Famous Blue Raincoat: The Songs Of Leonard Cohen, de Jennifer Warnes;
The Bridge: A Tribute To Neil Young;
If I Were A Carpenter;
No Prima Donna: The Songs Of Van Morrison;
For the Masses - A Tribute to Depeche Mode;
Beat The Retreat: Songs By Richard Thompson;
Encomium: A Tribute To Led Zeppelin;
Chuck B Covered: A Tribute To Chuck Berry;
Working Class Hero: A Tribute to John Lennon;
Return Of The Grievous Angel: A Tribute To Gram Parsons;
Let The Good Times Roll: The Music Of Louis Jordan, de B.B. King;
Timeless, com músicas de Hank Williams;
Crazy Legs, de Jeff Beck, com músicas de Gene Vincent and the Blue Caps;
Enjoy Every Sandwich: The Songs Of Warren Zevon;
Killer Queen: A Tribute To Queen;
A Tribute To Joni Mitchell;
Here We Go Again: Celebrating The Genius Of Ray Charles, com Willie Nelson, Wynton Marsalis e Norah Jones;
Looking Into You: A Tribute To Jackson Browne;
Nat “King” Cole & Me, de Gregory Porter;
One Amazing Night, com músicas de Burt Bacharach;
We Love Ella! A Tribute To The First Lady Of Song, com músicas de Ella Fitzgerald;
The Breeze: An Appreciation of JJ Cale, de Eric Clapton;
Muddy Water Blues: A Tribute to Muddy Waters, de Paul Rodgers;
Deadicated: A Tribute to the Grateful Dead;
We're a Happy Family: A Tribute to Ramones;
Meets the Beatles, de John Pizzarelli.
A Very Special Christmas, com canções de Natal;

E não podemos esquecer de álbuns de duetos, como Duets I & II, de Frank Sinatra, Deuces Wild, de B.B. King, Duets I & II, de Tony Bennett, The 30th Anniversary Concert Celebration, de Bob Dylan, Genius Loves Company, de Ray Charles, The Glory of Gershwin, de Larry Adler e One More For The Road, de Toots Thielemans.

Bruce raramente grava canções de outros músicos, as exceções foram os discos We Shall Overcome: The Seeger Sessions e High Hopes. Além de versões ao vivo de "War", "Jersey Girl", "Raise Your Hands", lançadas na caixa "Live/1975–85". Bruce também gravou "Viva Las Vegas", de Elvis Presley, e participou de álbuns tributos a Johnny Cash e Curtis Mayfield, por exemplo. Mais recentemente, durante seus shows, fez versões de "Purple Rain", de Prince, "Jump", Van Halen, "Highway to Hell", do AC/DC, "Stayin' Alive", do Bee Gees, "Don't Change", do INXS, e, até mesmo, "Sociedade Alternativa", de Raul Seixas.

Além das belíssimas versões de "I Hung My Head", composta por Sting, que Bruce cantou em homenagem ao cantor na entrega do Kennedy Center Honors, em 2014, "Angel Eyes", gravada por Frank Sinatra, que o cantor interpretou em 1995, durante uma homenagem aos 80 anos de vida de Sinatra, "Chimes of Freedom", de Bob Dylan, que Bruce interpretou durante a turnê Human Rights Now, em 1988, e "Twist and Shout", dos Beatles.

Pois bem, fica aqui um desafio. Qual música você gostaria que Bruce regravasse em um álbum apenas de covers? Para facilitar sua vida, escolha 3 músicas que você sempre quis ouvir na voz de Bruce e executada com a The E Street Band. Mãos à obra e comece a queimar seus neurônios. No meu caso, abaixo, criei um disco completo. Mas você pode ficar com apenas 3 músicas se quiser.

As minhas são:

"L.A. Woman", do The Doors
"Sunday Bloody Sunday", do U2
"Power of Love", do Huey Lewis and The News
"Summer of 69", de Bryan Adams
"Dead Man's Party", de Oingo Boingo
"Summertime Blues", de Eddie Cochran
"People Have the Power", de Patti Smith
"Back on the Chain Gang", de The Pretenders
"I Believe in Miracle", do Ramones
"People Get Ready", de Curtis Mayfield
"Back in the High Life Again", de Steve Winwood
"Shout", de Tears for Fears

terça-feira, outubro 01, 2019

New Orleans Jazz & Heritage Festival 2006

O disco We Shall Overcome: The Seeger Sessions tem um lugar especial no coração dos fãs de Springsteen. Para muitos, é o melhor disco do cantor desde Born in the U.S.A. (1984). Lançado em 2006, o disco traz Bruce acompanhado de uma super banda, que nada lembra o som da sua The E Street Band, interpretando 13 músicas do repertório do músico folk Pete Seeger. É o primeiro e único disco da carreira do cantor no qual nenhuma música é da autoria de Springsteen.

A banda Seeger Sessions é composta por Sam Bardfield e Soozie Tyrell (violino), Art Baron (vários instrumentos), Marc Anthony Thompson e Frank Bruno (guitarra), Jeremy Chatzky (baixo), Larry Eagle (bateria), Clark Gayton e Richie “La Bamba” Rosenberg (trombone), Charlie Giordano (piano e acordeon), Greg Liszy (banjo), Ed Manion (saxofone), Mark Pender e Curt Ramm (trompete), Marty Rifkin (pedal steel) e Lisa Lowell, Curtis King Jr., Cindy Mizelle e Patti Scialfa (vocais).

A empreitada folk foi um sucesso. Bruce levou o Grammy de melhor disco de folk tradicional em 2007 e ainda rendeu um DVD, gravado em Dublin, na Irlanda, que também foi lançado em um CD duplo. O repertório do DVD traz 23 músicas gravadas nos últimos shows da turnê, que terminou em Belsfast, na Irlanda no Norte, em novembro de 2006. Além das canções do álbum We Shall Overcome, Bruce ofereceu novos arranjos de composições próprias, entre elas, "Atlantic City", "Long Time Comin'", "Growin' Up" e "Blinded By The Light".

Mas a "ousadia" do cantor de mais uma vez investir em um repertório que foge ao seu rock de arena teve seu momento mais importante na histórica apresentação do cantor na 37ª edição do tradicional festival de jazz de Nova Orleans (EUA), em 30 de abril de 2006. Esse foi o primeiro show de Bruce no festival e a primeira apresentação desta turnê, que teve 62 shows.

Tradicionalmente, o festival de Nova Orleans recebe, além de jazzistas renomados, grandes nomes da música mundial. Já tocaram por aqui Aerosmith, Pearl Jam, Tom Petty, Aretha Franklin, Eric Clapton, Arcade Fire, Eagles, Robert Plant e Bob Dylan. Em 2006, além de Springsteen, tocaram durante os dois fins de semana do festival nomes como the Dave Matthews Band, Bob Dylan, Paul Simon, Elvis Costello e Lionel Richie.


Bruce durante apresentação no festival de jazz de Nova Orleans, em 2006


Mas a presença de Bruce teve um peso ainda maior para o festival após a passagem do furacão Katrina, que devastou a região de Nova Orleans em agosto de 2005, ou seja, menos de um ano após a apresentação de Springsteen no festival. A edição de 2006 foi a primeira após o furação, que deixou cerca de mil pessoas mortas.

O repertório do show, que traz quase que na íntegra o disco We Shall Overcome, parece ter sido composto e arranjado exclusivamente para tocar em um festival tão tradicional como o de Nova Orleans. As composições, nenhuma delas da autoria de Pete Seeger, mostra a riqueza sonora da música norte-americana, que ganhou ainda mais força na voz de Springsteen e nos arranjos criados pelo cantor e pela banda Seeger Sessions.

A faixa-titulo, composta por Charles Albert Tindley, foi regravada por vários cantores folk, mas ficou mais conhecida nas vozes de Seeger e da cantora Joan Baez. Como de costume, o repertório de Seeger sempre teve cunho político e de protesto. Por isso, a voz do ativista norte-americano, morto em 2014, aos 94 anos, tem até hoje grande importância entre o movimento negro e ativistas dos direitos civis nos Estados Unidos.


Bruce e Pete Seeger cantam na posse do 1° mandato do presidente Barack Obama, em 2009.


Bruce também incluiu músicas de sua autoria, entre elas, "Johnny 99", "Open All Night" e "My City of Ruins". O show termina com "When the Saints Go Marching In", originalmente uma música gospel, mas que com o passar dos anos foi incorporada ao repertório do jazz após ser regravada pelo trompetista e cantor Louis Armstrong, nascido em 1901, na cidade de Nova Orleans, no estado da Louisiana, no sul dos Estados Unidos, também conhecido como o berço do jazz.

A atmosfera do festival de Nova Orleans, somado ao repertório forte de Seeger, a tragédia vivida com o furacão Katrina, o show de Allen Toussaint, mito da música de Nova Orleans, que antecedeu ao show de Springsteen, e a presença de Bruce, um dos mais importantes cantores norte-americanos do século XX, são alguns dos elementos que fizeram está apresentação ser tão marcante na careira do cantor.

Em sua autobiografia, Born to Run, Bruce descreve em detalhes o que sentiu ao tocar em Nova Orleans e afirma que esse é um dos shows mais significativos de toda a sua carreira. A íntegra do show pode ser vista no canal oficial do cantor no Youtube e o áudio está disponível para compra pelo site oficial Bruce voltou ao festival de Nova Orleans em maio de 2014, durante a turnê High Hopes. Desta vez, ele estava acompanhado da The E Street Band, com a participação do guitarrista Tom Morello, dos grupos Rage Against the Machine e Audioslave, e o show também contou com uma canja da cantora Rickie Lee Jones e do cantor John Fogerty, ex-vocalista do Creedence Clearwater Revival.

Veja abaixo o repertório do show:

O Mary Don’t You Weep
John Henry
Johnny 99
Old Dan Tucker
Eyes On The Prize
Jesse James
My Oklahoma Home
Mrs. McGrath
How Can A Poor Man Stand Such Times and Live?
Jacob’s Ladder
We Shall Overcome
Open All Night
Pay Me My Money Down
My City of Ruins
Buffalo Gals
You Can Look (But You Better Not Touch)
When the Saints Go Marching In'