terça-feira, outubro 24, 2023

Universidade de Nova Jersey vai ganhar novo prédio para abrigar acervo sobre Springsteen



A universidade Monmouth, que fica em West Long Branch, em Nova Jersey (EUA), anunciou que vai construir um novo prédio em suas dependências, onde abrigará os arquivos do Center for American Music e um teatro para 230 pessoas.

O prédio terá uma parte dedicada ao cantor Bruce Springsteen, além de abrigar um rico material sobre Woody Guthrie, Hank Williams, Frank Sinatra, entre outros. A previsão de inauguração é em março de 2026.
Cantor participa de cerimônia na universidade de Monmouth


Atualmente, a universidade tem um acervo com cerca de 35 mil intens sobre o cantor, entre livros, letras de música, vídeos, fotos, posters, revistas e outras publicações doadas pelos fãs. É possível visitar o acervo marcando uma visita diretamente na universidade. Para saber mais sobre o acerto da Monmouth, visite o site oficial da instituição.
Novo prédio será construído no campus da universidade de Monmouth (NJ)


O diretor executivo do Bruce Springsteen Archives and Center, Robert Santelli, disse que o futuro prédio oferecerá excelentes oportunidades de pesquisa para estudantes, jornalistas e historiadores e dará aos fãs de Springsteen a chance de explorar sua música e o papel que ela desempenha na história americana. "Vamos oferecer planos de aula, estratégias de ensino e programas online para os professores usarem em suas aulas para levar a música americana para a sala de aula", destacou Santelli.



MUSEU EM FREEHOLD

Em março de 2022, a cidade de Freehold, em Nova Jersey, anunciou que vai inaugurar em 2024 um museu sobre o seu filho mais ilustre, o cantor Bruce Springsteen, que nasceu em 23 de setembro de 1949, filho de uma mãe de família italiana e um pai de família inrlandesa.

A curadoria do espaço será responsabilidade da The Bruce Springsteen Archives e do Centro de Música Americano da Universidade de Monmouth, que há várias décadas administra o maior acervo de material relacionado a Springsteen, com cerca de 35 mil itens.

O local escolhido para abrigar o museu é um prédio do departamento dos bombeiros, que fica na 49 W. Main Street e será realocada em um outro lugar da cidade. Assim que foi informado que a Universidade de Monmouth tinha planos de migrar parte do seu acervo para um outro local, o cantor ficou preocupado, mas quando soube que o destino era o prédio dos bombeiros, ele concordou na hora.

Durante a coletiva que anunciou o novo museu (veja o vídeo abaixo), em março de 2022, o cantor disse que o prédio dos bombeiros era "o mais descolado da cidade”, e lembrou da época em que vivia na cidade. "Eu sentei a três quarteirões daqui e criei algumas músicas. Quais são as chances de alguém se interessar por ela (músicas) 50 anos depois?", questionou emocionado o cantor.



Atualmente, qualquer pessoa pode ter acesso aos arquivos da Monmouth University, que fica em West Long Branch, em Nova Jersey. Basta entrar em contato com a direção do local e marcar uma visita. Todas as informações podem ser encontradas no site oficial. Escute a entrevista com Eileen Chapman, diretora do The Bruce Springsteen Archives and the Center for American Music at Monmouth University.

A universidade de Mounmouth fica a cerca de 28 km de distância do local onde será instalado o museu do cantor, em Freehold. Já o museu fica a 12 km da casa do cantor, na Muhlenbrink Rd., em Colts Neck, Nova Jersey.

Sede dos bombeiros onde será instalado o museu dedicado ao cantor


BRUCE SPRINGSTEEN DAY

Em abril deste ano, o governador do estado de Nova Jersey, Phil Murphy, confirmou que a partir de 2023, o dia 23 de setembro passou a ser o “Bruce Springsteen Day”. A data é o nascimento do cantor. Apesar de agora ser oficial, a data sempre foi marcada por manifestações de fãs ao redor do planeta. Após cinco décadas de carreira, Springsteen continua a ser um dos mais importantes nomes da música mundial.

Nenhum comentário: