segunda-feira, fevereiro 08, 2021

Reunificando a América


Décadas e décadas se passaram até que um dia, mais especificamente em 7 de fevereiro de 2021, Bruce Springsteen resolveu colocar seu "lindo rostinho" de 71 anos de idade a serviço de uma marca. Sim, acredite, o cantor virou "garoto propaganda" da fábrica de automóveis Jeep, nos Estados Unidos.

Para quem conhece o perfil do cantor, é pouco provável acreditar em uma história dessas, mas ela aconteceu de verdade. Não exatamente como você leu no primeiro parágrafo, pois Springsteen jamais deixaria sua imagem atrelada a qualquer tipo de produto, pelo menos é isso que ele sempre demonstrou. Bruce sempre foi muito cuidadoso com sua imagem e com sua obra, e por isso nunca aceitou participar de uma campanha publicitária ou liberar uma de suas músicas para ser usada em um comercial.

A verdadeira história por trás disso é o Super Bowl (a final do campeonato de futebol americano), que tem a maior audiência de televisão nos Estados Unidos. Anualmente, a transmissão deste evento gigantesco move milhões de dólares em propaganda e marketing. Além disso, o famoso "show do intervalo" é um dos palcos mais cobiçados pelos astros da música. Por aproximadamente 12 minutos, apenas, um grande nome da música mundial se apresenta em um palco montado no centro do campo, durante o intervalo da partida.

Entre as estrelas que já se apresentaram estão nomes como Michael Jackson, Rolling Stones, U2, Prince, Beyoncé, Jennifer Lopez, The Who, Coldplay, Marron 5, Bruno Mars e Bruce Springsteen, que tocou em 2009, no Raymond James Stadium, em Tampa, na Florida, em 1° de fevereiro.


Springsteen durante as gravações do anúncio da fábrica de automóveis Jeep


De volta ao Super Bowl de 2021, Bruce participou no intervalo da partida com um filme publicitário da empresa Jeep, exibido na televisão, de aproximadamente dois minutos. Mas a "propaganda" não tinha o objetivo de vender um modelo da marca Jeep, e o papel de Springsteen não era ser um chamariz para atrair consumidores. A proposta do "anúncio" foi usar a credibilidade do cantor para passar uma mensagem de união, conciliação e harmonia entre o povo norte-americano.

Intitulado The Middle (O Meio), o filme narrado por Springsteen fala sobre uma pequena capela no estado do Kansas, que fica no meio dos Estados Unidos. A ideia foi aproveitar a localização geográfica da capela para chamar a atenção dos americanos para a união dos cidadãos. A mensagem é muito clara diante dos episódios que aconteceram durante a disputa presidencial de 2020 entre Donald Trump e Joe Biden. Na ocasião, o país ficou dividido entre os dois candidatos e Biden acabou vencendo por uma pequena vantagem de votos, ou seja, o país acabou dividido ao fim das eleições e, o que foi ainda pior, em um ambiente de hostilidade entre os eleitores de Biden e Trump.


Imagem final do vídeo traz a mensagem "Estados Reunidos da América"


Diante desta realidade, a Jeep resolveu que seria mais que apropriado aproveitar a audiência do Super Bowl para passar uma mensagem de esperança ao povo americano. Com a ideia em mente, o nome de Springsteen foi naturalmente lembrado, apesar de ser quase inalcansável. Mas no final, tudo acabou se acertando. Bruce topou a ideia e chamou o seu parceiro de filmagens, o diretor Thom Zimny, para capturar as belas imagens exibidas no anúncio. A presença física de um Springsteen velho e sua voz rouca narrando um texto forte, emocionante e contundente não poderiam ter se encaixado melhor neste importante momento da história dos EUA. Veja abaixo trechos do texto narrado por Springsteen:

"Todos são mais que bem-vindos para virem se encontrar aqui no meio. Não é segredo que o meio tem sido um lugar difícil de chegar ultimamente, entre o vermelho e o azul, entre o servo e o cidadão, entre a nossa liberdade e o nosso medo”.

"O medo nunca foi o melhor de quem somos e, quanto à liberdade, ela não é propriedade de apenas uns poucos afortunados, ela pertence a todos nós. Seja você quem for, de onde quer que você venha, é o que nos conecta, e precisamos dessa conexão. Precisamos do meio".

"O chão que pisamos é comum. Precisamos chegar lá. Conseguimos subir ao cume da montanha, atravessar o deserto... e vamos cruzar esta divisão".


Mais uma vez, o cantor mostra o quanto é respeitado e o quanto se preocupa com seu país. Diante de uma carreira de quase cinco décadas, Springsteen narrou como poucos os desafios do seu povo, mas sempre com um tom de esperança e força. Mesmo nos momentos mais difíceis enfrentados pelos presonagens de suas canções, Springsteen deixa claro em suas composições que sempre vale a pena insistir naquilo que você acredita. Palmas para o senhor Springsteen.


quarta-feira, novembro 11, 2020

Jon Landau entra para o Rock & Roll Hall of Fame

O jornalista e produtor Jon Landau está entre os novos membros do Rock & Roll Hall of Fame, que teve sua premiação virtual realizada no dia 7 de novembro de 2020. Além do produtor, outras seis personalidades da música entraram para esse seleto grupo. São eles: Whitney Houtson, Doobie Brothers, Notorius B.I.G., Depeche Mode, Nine Inch Nails e T.Rex.

Landau recebeu o Ahmet Ertegun Award, prêmio oferecido para compositores, produtores e executivos de gravadoras.


No discurso de boas-vindas, gravado por Springsteen e exibido durante a premiação, o cantor falou sobre o trabalho de Landau e sua maneira única de se relacionar com os artistas. Além de Bruce, Landau produziu discos de MC5 e Livingston Taylor, e foi empresário de Shania Twain, Natalie Merchant, Train e Alejandro Escovedo.

Landau começou a carreira como critico musical e trabalhou nas revistas Crawdaddy e Rolling Stone. Mas sua vida tomou outro rumo após assistir a um show no dia 9 de maio de 1974, no Harvard Square Theatre, Cambridge, Massachusetts (EUA). Neste dia, o jornalista viu ao vivo um jovem cantor de 25 anos chamado Bruce Springsteen.

O show foi tão impactante que o jornalista escreveu em sua crítica no jornal The Real Paper, em 22 de maio de 1974, a frase que mudaria sua vida e a de Springsteen: "Eu vi o futuro do rock and roll, e ele se chama Bruce Springsteen". Um ano depois, Landau se tornou co-produtor do disco Born to Run, o terceiro da carreira do cantor e responsável em fazer de Springsteen um astro do rock.

Ingresso do show assistido por Landau em maio de 1974


Desde então, o cantor e Landau trabalham juntos. Mas a relação de quase cinco décadas vai muito além da profissional, como produtor e empresário. Bruce já declarou várias vezes a importância que o produtor tem em sua carreira e em sua vida pessoal. O cantor disse que a vasta cultura de Landau o ajudou a conhecer e a se interessar por diferentes aspectos da cultura, não apenas na música, mas na literatura e no cinema. Isso foi fundamental para o cantor se desenvolver como músico e compositor.

Por seu legado inestimável para o rock e sua contribuição para o universo musical, seja como jornalista ou produtor, Jon Landau, de 73 anos, merece como poucos essa homenagem. Veja abaixo o discurso de agradecimento de Landau e uma entrevista com o produtor sobre sua carreira e sua entrada para o Hall of Fame.