segunda-feira, setembro 13, 2021

9/11: 20 anos depois


Para lembrar os 20 anos dos atentados terroristas aos Estados Unidos, nas cidades de Nova York e Washington, em 11 de setembro de 2001, uma cerimônia aconteceu no local onde ficavam as Torres Gêmeas, no World Trade Center, em Nova York, no dia 11 de setembro de 2021.

As duas torres foram destruídas após dois aviões colidirem intencionalmente, um em cada torre. Como acontece todos os anos, os nomes das quase 3 mil pessoas que morreram nos atentados são falados em voz alta diante dos parentes das vítimas.

Neste ano, além da presença do presidente Joe Biden, e dos ex-presidentes Barack Obama e Bill Clinton, a cerimônia contou com a apresentação de Bruce Springsteen. Ele interpretou a música "I'll See You In My Dreams", do disco Letter To You, lançado no fim de 2020. A música fala sobre a morte e a saudade de quem perde um ente querido.


Springsteen e os atentados de 11 de setembro têm uma forte conexão. Apenas 10 meses após os atentados, o cantor lançou o disco The Rising, com músicas que lembram a vulnerabilidade dos Estados Unidos diante do terror e da morte que atingiu o país em 2001. Músicas como "Into de Fire", "Empty Sky", "Nothing Man e "You're Missing" mostram as feridas abertas pelos atentados, mas também foi uma maneira de exorcizar a dor e trazer esperança ao povo norte-americano. O disco conquistou três prêmios Grammy (disco de rock, canção de rock e artista masculino de rock).

O cantor também participou do programa America: A Tribute to Heroes, em 21 de setembro de 2001. A maratona televisiva arrecadou dinheiro para as famílias das vítimas e os feridos nos atentados. Na ocasião, Springsteen interpretou a música "My City in Ruins". Bon Jovi, Willie Nelson, Mariah Carey, Billy Joel, Paul Simon, Neil Young, Celine Dion, Stevie Wonder, Alicia Keys, entre outros, também participaram do programa.

A data também está marcada na discografia do cantor. O disco The Wild, the Innocent, and the E Street Shuffle, o segundo de sua carreira, foi lançado em 11 de setembro de 1973, quando o cantor tinha apenas 23 anos de idade. É deste disco as músicas "Rosalita (Come Out Tonight) e "4th Of July, Asbury Park (Sandy)".




Abaixo estão alguns vídeos das apresentações exibidas em 21 de setembro de 2001:









Abaixo está o vídeo da cobertura da CNN Brasil sobre os 20 anos dos atentados:



Abaixo estão algumas músicas do disco The Rising:







Nenhum comentário: