quarta-feira, agosto 10, 2022

Quase no topo..........mas depende da montanha


O cantor Bruce Springsteen nunca teve uma música no primeiro lugar das paradas. A exceção foi a versão da música “Blinded By The Light“, que chegou ao número 1 na versão do grupo Manfred Mann Earth Band, em 1977.

Os britânicos ainda regravaram "Spirit In The Night", a música também faz parte do primeiro álbum de Springsteen, Greetings From Asbury Park, NJ (1973).


Springsteen também cantou em "We Are the World", canção composta por Michael Jackson e Lionel Richie, lançada em 1985, com estrelas da música norte-americana. O dinheiro arrecadado com as vendas do disco USA for Africa foi revertido para as vítimas da fome na África. A música chegou ao primeiro lugar nas paradas, fazendo com que, tecnicamente, Bruce chegasse pela primeira e única ao topo.

A vez que Springsteen chegou mais próximo do número 1 foi com a música "Dancing in the Dark", que alcançou o segundo lugar nas paradas. A canção, que faz parte do disco Born in the USA (1984), ficou atrás apenas de "When Doves Cry", do cantor Prince, em junho de 1984. Foi a primeira vez que Prince chegou ao topo da parada Hot 100 da revista Billboard.

A primeira vez que o cantor conseguiu colocar uma música no Top 5 foi em dezembro de 1980, com a música "Hungry Heart", do disco The River. Originalmente, Sprinsgteen escreveu a música para o grupo Ramones, mas o empresário do cantor o convenceu a ficar com a canção. A música também foi a primeira liberada pelo cantor para fazer parte de uma trilha sonora. O filme escolhido foi Negócio Arriscado, de 1983, estrelado por Tom Cruise e Rebecca De Mornay.

Embora nenhuma de suas músicas tenha chegado ao topo das paradas, os álbuns do cantor não têm problema em alcançar o número 1. Até agora, são 12 discos, incluindo The River, Born in the U.S.A, Tunnel of Love e Wrecking Ball, que chegaram no lugar mais alto do pódio.

O cantor está empatado com a cantora Madonna, nos Estados Unidos. No Reino Unido, quem lidera esse ranking são Robbie Williams e Elvis Presley.

Em 2020, com o lançamento do disco Letter To You, o cantor se tornou o primeiro artista solo a atingir o Top 5 da Billboard 200 em cinco décadas diferentes. Paul McCartney, John Lennon, David Gilmour e Paul Weller também conseguiram a façanha, mas se incluirmos os discos lançados com seus respectivos grupos, Beatles, Pink Floyd e The Jam.

Abaixo você encontra uma relação com todas as 26 músicas do cantor que entraram no parada Hot 100 da revista Billboard. A música do cantor que está no topo do ranking é aquela que ficou mais tempo entre as 100 canções mais quentes nos Estados Unidos. Ao lado do nome da música, você encontra o número de semanas que a música ficou oscilando dentro da parada e também qual a posição/lugar mais alta que conseguiu alcançar.

No topo da lista está "Secret Garden", música que foi originalmente lançada na coletânea Greatest Hits (1995). A música também fez parte do filme Jerry Maguire: A Grande Virada (1986), estrelado por Tom Cruise e Cuba Gooding Jr. e Renée Zellweger.

O longa fez um enorme sucesso e deu o Oscar de melhor ator coadjuvante para Cuba Jr, mas o diretor Cameron Crowe e Tom Cruise também foram indicados, respectivamente, para melhor diretor e melhor ator. Cruise venceu o Globo de Ouro como melhor ator.

As músicas que chegaram mais perto ao topo foram "Dancing in the Dark" (2°), "Hungry Heart" (5°), "Glory Days" (5°), "Brilliant Disguise" (6°), "My Hometown" (6°) e "I’m on Fire" (6°).

Secret Garden (23 semanas / posição 19)
Dancing in the Dark (21 semanas / posição 2)
Streets of Philadelphia (20 semanas / posição 9)
I’m on Fire (20 semanas / posição 6)
Cover Me (18 semanas / posição 7)
Hungry Heart (18 semanas / posição 5)
Glory Days (18 semanas / posição 5)
Born in the USA (17 semanas / posição 9)
Human Touch/Better Days (16 semanas / posição 16)
Tunnel of Love (16 semanas / posição 9)

Brilliant Disguise (16 semanas / posição 5)
One Step Up (15 semanas / posição 13)
My Hometown (15 semanas / posição 6)
I’m Goin’ Down (13 semanas / posição 9)
Fade Away (12 semanas / posição 20)
War (12 semanas / posição 8)
The Rising (11 semanas / posição 52)
Born to Run (11 semanas / posição 23)
Prove It All Night (9 semanas / posição 33)
Fire (8 semanas / posição 46)

Badlands (8 semanas / posição 42)
57 Channels (and Nothin’ On) (6 semanas / posição 68)
Tenth Avenue Freeze-out (3 semanas / posição 83)
Girls In Their Summer Clothes (1 semana / posição 95)
Working on a Dream (1 semana / posição 95)
Devils & Dust (1 semana / posição 72)





Nenhum comentário: