sábado, julho 15, 2023

Revista Backstreets anuncia fim de suas atividades


Após 43 anos em atividade a revista Backstreets, publicação quadrimestral com notícias exclusivamente sobre o cantor Bruce Springsteen, deixou ser publicada. Em fevereiro de 2023, o site oficial publicou um editorial informando que a partir daquele momento, a página não teria mais atualizações.

Vale lembrar que a última edição impressa da revista foi em 2013, em homenagem ao saxofonista Clarence Clemons (foto), que morreu em janeiro de 2011. Mas os editores continuaram a cobrir todos os acontecimentos da carreira do cantor pelo site até fevereiro de 2023.

No editorial de despedida, o editor Christopher Phillips lembrou que assumiu o controle da revista em 1993, quando tinha 22 anos de idade. Agora, 30 anos depois, Phillips diz que é hora de parar. Entre os motivos que o editor alegou foi a polêmica venda de ingressos para a turnê do cantor em 2023.

Na ocasião, os valores dos ingressos, tanto para os Estados Unidos como para a Europa, se tornaram quase proibitivos diante da nova "ferramenta" da Ticketmaster, que eleva o valor do ingressos a partir da demanda, ou seja, quanto mais a procura pelos tickets, mais caro ele fica, automaticamente.

Na época, a revista e os fãs cobraram uma explicação da Ticketmaster, do produtor e empresário Jon Landau e do próprio cantor sobre o que estava acontecendo. Após várias semanas de silêncio, Landau disse que a decisão de empregar o modelo de “preços dinâmicos” da Ticketmaster é algo comum no mercado. Alegando que a grande maioria dos ingressos vendidos estava na faixa de U$ 200, Landau afirmou que, no ambiente de hoje, esse é um preço justo para ver alguém considerado entre os maiores artistas de sua geração".
Após 91 edições, a revista deixou de ser publicada em 2013


A justificativa de Landau não agradou aos fãs, que continuaram esperando um posicionamento do cantor, que não demorou a acontecer. Springsteen disse que pede para a sua equipee "sair e ver o que todo mundo está fazendo. Mas vamos cobrar um pouco menos".

Segundo Springsteen, nos últimos 49 anos seus shows estiveram abaixo do valor de mercado, o que tem sido ótimo para os fãs. Mas desta vez, ele afirmou que tem 73 anos de idade e que agora quer fazer o que todo mundo está fazendo. Vale lembrar que em dezembro de 2021, o cantor vendeu os direitos de seu catálogo musical para a Sony por um acordo avaliado em US$ 500 milhões (cerca de R$ 2,8 bilhões), ou seja, ele não está "precisando" de dinheiro, não é mesmo?.

Apesar de toda a polêmica com os preços dos ingressos, é claro que a revista não deixou de circular por causa disso. O fim da edição impressa já foi um sinal do que estava por vir. Felizmente, o site contimuou por mais uma década mantendo os fãs do cantor atualizado. Mas com a popularização das redes sociais, as notícias hoje são disseminadas e compartilhadas de uma maneira muito mais rápida, o que fez as os leitores das publicações impressas migraram para o online.

Enfim, a revista que nasceu como um fanzine fez o seu papel brilhantemente, e sai de cena com a certeza de dever cumprido. Aqui, no meu acervo pessoal, tenho todas as edições da Backstreets do número 61 até a derradeira publicação, a número 91, com Clarece e Bruce na capa.

Edição dupla comemora os 25 anos da revista, em 2005


Edição destaca o lançamento da caixa Tracks (4 CDs), em 1998


Edição destaca o lançamento da caixa Live/1975-85 (5 LPs), em 1986


Edição destaca a turnê Human Rights Now, que passou pelo Brasil, em 1988


Edição destaca show do cantor no festival de jazz de Nova Orleans, em 2006

Nenhum comentário: