terça-feira, novembro 19, 2019

Live Series: Songs From Around the World

Bendita seja a internet. Além de democratizar informação para milhões, o internauta encontra ainda preciosidades como esta bela coletânea chamada The Live Series: Songs From Around the World, que traz 15 canções de Bruce gravadas em diversos países. Na capa do "disco", Bruce, Clarence Clemons e o produtor Jon Landau.

Este é o quinto volume desta série de canções gravadas ao vivo para ouvir online ou para fazer o download pago. No fim de 2018, o primeiro volume, chamado Songs of the Road, trazia músicas temáticas sobre carros e estradas.

No início de 2019, o segundo volume foi batizado de Songs of Friendship, com canções sobre amizade e camaradagem, e em abril foi a vez de Songs of Hope, com canções temáticas relacionados à esperança. Setembro foi a vez de Songs Of Love, com canções para ouvir a dois. Saiba mais sobre os quatro primeiros títulos desta coleção clicando aqui, aqui, aqui e aqui

Assim como nos quatro primeiros volumes, os registros escolhidos foram gravados durante diferentes turnês do cantor. A apresentação mais antiga é da música "Johnny Bye Bye", gravada no estádio de Wembley, na capital inglesa, em 5 de junho de 1981, durante a turnê do disco The River. Os registros mais novos foram gravados no estádio San Siro, em Milão, na Itália, em julho de 2016, e estádio de Wembley, em Londres, em junho de 2016. As músicas são "Something in the Night" e "Johnny 99".


Bruce canta no estádio de San Siro, em Milão (Itália), em junho de 2016


Os grandes destaques desta coleção são a versão acústica de "Murder Incorporated" e a música "Johnny Bye Bye". Gravada durante a turnê solo do disco The Ghost of Tom Joad, "Murder" foi lançada originalmente no disco Greatest Hits (1995) e é uma das canções mais "poderosas" do cantor. Aqui, no icônico King’s Hall, em Belfast, na Irlanda do Norte, em março de 1996, Bruce desconstrói a música com um arranjo bem diferente da versão original.

Já "Johnny" é uma canção pouco tocada pelo cantor. A música é uma emocionante homenagem a Elvis Presley e fala sobre a morte do Rei do Rock. Bruce usou uma música de Chuck Berry e trocou a letra para descrever a tristeza pela perda de Presley, em agosto de 1977. A gravação foi feita Londres, em 1981, e pode ser encontrada na caixa Tracks.

Vale registrar também a presença de músicas gravadas na Austrália, Nova Zelândia e África do Sul. Mas fica aqui uma constatação triste, a não inclusão de canções gravadas durante a turnê sul-americana de Wrecking Ball, que passou pelo Chile, Brasil e Argentina ou, até mesmo, algum registro da turnê Human Rights Now, que aconteceu no fim de 1988.

AS MÚSICAS:

Rockin’ All Over the World (Olympiastadion, Helsinque, Finlândia – 31/07/12)
Radio Nowhere (Hope Estate Winery, Hunter Valley, Austrália – 23/02/14)
New York City Serenade (Brisbane Entertainment Centre, Brisbane, Austrália – 26/02/14)
Johnny Bye Bye (Wembley Stadium, London, Inglaterra – 05/06/81)
High Hopes (Bellville Velodrome, Cape Town, África do Sul – 26/01/14)
Spare Parts (Stockholm Stadium, Estocolmo, Suécia – 03/07/88)
Lonesome Day (Olympiastadion, Helsinki, Finlândia- 16/06/03)
Crush On You (Ricoh Arena, Coventry, Inglaterra – 06/03/16)
Something In the Night (Stadio San Siro, Milão, Itália – 05/07/16)
Murder Incorporated (King’s Hall, Belfast, Irlanda do Norte – 19/03/96)
Incident On 57th Street (Ippodromo delle Capannelle, Roma, Itália – 11/07/13)
Loose Ends (Mount Smart Stadium, Auckland, Nova Zelândia – 01/03/14)
Johnny 99 (Wembley Stadium, Londres, Inglaterra – 05/06/16)
Thundercrack (First Direct Arena, Leeds, Inglaterra– 27/07/13)
Born In the U.S.A. (Stadio San Siro, Milão, Itália – 03/07/16)

Nenhum comentário: